Com direito a goleada e quebra de record, as meninas dão mais um passo rumo ao ouro inédito
- Updated: 7 de agosto de 2016
Hoje foi dado mais um passo rumo ao ouro inédito, com uma vitória sensacional das meninas do futebol. Um verdadeiro passeio de Marta e companhia diante da Suécia. Em uma noite em que tudo aconteceu: Teve golaço de letra, quebra de record, classificação antecipada e até preocupação – Cristiane deixou o campo com dores musculares e preocupa o técnico Vadão.
O JOGO:
- Primeiro tempo:
As meninas trataram logo de se impor em campo e mostrar para que veio desde o inicio da primeira etapa, com investidas de bola pela direita com Marta que impossibilitava a Suécia de contra-atacar. Na melhor oportunidade sueca, Barbara fez uma linda defesa. As brasileiras dominavam cada vez mais a partida, até que aos 20 minutos Berglund fez proteção para a bola chegar até a goleira sueca, mas Bia chegou antes, deu um leve toque e balançou a rede. Quatro minutos depois o Engenhão foi ao delírio, Formiga lançou para Tamires na esquerda, a lateral deixou com Marta, que cruzou para Cristiane ampliar o placar com um belo gol de letra – Com isso, Cristiane se tornou a maior artilheira entre homens e mulheres da história dos Jogos Olímpicos com o 14º gols. E o primeiro tempo não poderia acabar sem um gol da melhor do mundo, aos 43 minutos após boa jogada com Marta, Cristiane sofreu falta dentro da área, pênalti, Marta bateu com categoria e transformou a partida em um passeio ainda nos primeiros 45 minutos.
- Segundo tempo:
Na volta para a etapa complementar, manteve-se a mesma postura. Mesmo com uma larga vantagem, as meninas continuaram indo para cima das suecas, até que aos 20 minutos veio a preocupação: Cristiane levou a mão à coxa e desabou ao chão, com dores e lagrimas deixou o gramado e foi substituída sob muitos aplausos. Sem se deixar abalar pela preocupação com a artilheira camisa 11, as meninas seguiram o ritmo e ampliaram ainda mais o placar: Aos 35 minutos, Bia achou Marta pela esquerda que tentou fazer tabela mas acertou a adversária, com sorte a bola voltou e num domínio de categoria, a capitã colocou na frente, invadiu a grande área e tocou na saída de Lindahl e fez seu segundo gol na partida. Aos 40 minutos mais um, Bia recebeu na grande área, tirou a marcação no domínio e colocou no canto direito de Lindahl com categoria. As suecas diminuíram o placar aos 44 minutos com Schelin, mas a essa altura o passeio já estava sacramentado e a classificação também.
Com a segunda vitoria no torneio, o Brasil já está classificado para a próxima fase antecipadamente. As meninas voltam a campo na próxima terça-feira, na Arena da Amazônia, para enfrentar a Africa do Sul.
- RECORD: Com o gol marcado sobre a Suécia, Cristiane se tornou a maior artilheira da história do futebol olímpico – contando homens e mulheres. São 14 gols em 15 partidas por quatro edições diferentes dos Jogos. O recorde feminino já era de Cristiane. O masculino pertencia ao dinamarquês Sophus Nielsen, autor de 13 gols nas edições de 1908 e 1912. (Globoesporte.com)