Coletiva: Rafael Vaz
- Updated: 21 de agosto de 2017
O Flamengo enfrentará o Botafogo na quarta-feira, (23), no segundo jogo das semifinais da copa do Brasil. O zagueiro Rafael Vaz, em entrevista coletiva nesta manhã de segunda-feira (21), na sala de imprensa, Victorino Chermont, falou sobre o jogo, sobre ter jogado improvisado na lateral esquerda no último jogo, no sábado (19), contra o Atlético-GO , sobre o treinador Rueda e sobre o meia Diego.
Rafael Vaz abriu a coletiva respondendo sobre o meia Diego, que completou um ano de clube:
–A gente sabe que é um jogador fora de série, tanto na experiência quanto como jogador, acho que ele trouxe muita coisa pro Flamengo. Desde a chegada dele até hoje, é um cara que sempre procura ajudar todo mundo, sempre procura passar o máximo de conhecimento que ele tem. Falar dele é até um pouco difícil porque ele é um cara fora de série, um grande líder que nós temos aqui e pra mim é um prazer estar trabalhando do lado dele
Quando perguntado sobre ter jogado na lateral esquerda na última partida diante do Atlético-GO, Rafael Vaz disse ter ficado feliz por ter a confiança do treinador Reinaldo Rueda:
-Pra mim foi muito gratificante, foi muito bom saber que o professor, que chegou a pouco tempo e já confia em mim a tal ponto pra poder me colocar pra jogar em outra posição. Eu estou muito feliz e espero ter correspondido as expectativas do professor e eu tenho que estar sempre preparado, independente da posição que eu for jogar e acho que o mais importante é ajudar o Flamengo, o meu treinador e aos meus companheiros. Então, estou muito feliz de ter jogado e ainda mais que o Flamengo saiu com a vitória.
Sobre a importância da partida contra o Botafogo na próxima quarta-feira, o camisa 33 respondeu assim:
– Muita coisa, é um ano de trabalho, que a gente sabe que não está sendo fácil e pra nós vale tudo. O Flamengo está jogando todas as cartas nessa partida e estamos totalmente focados. É um jogo de 90 minutos e se tudo der certo, iremos pra final e estaremos mais próximos novamente de no ano que vem, estarmos na Libertadores. Então, tenho certeza de quem for jogar, quem estiver dentro de campo, vai dar o seu máximo, claro, respeitando o Botafogo mas pro Flamengo sair com a vitória
Rafael Vaz não acredita que os dois times irão mudar a postura em relação ao primeiro jogo, onde a partida ficou muito amarrada, sem grandes chances para as duas equipes.
– Nós não podemos nos expor totalmente, temos 90 minutos, então, não adianta querer resolver em dez minutos mas claro que o professor vai passar a melhor forma que ele acha que devemos jogar. Temos muita coisa pela frente mas acredito que com cautela, a gente vai chegar no resultado positivo
Sobre o primeiro jogo ter sido 0 a 0, Rafael Vaz disse o seguinte:
– Não perder, é sempre bom. Claro que se fosse um empate com gols, seria melhor. Agora depende da gente mas tenho certeza que se não levarmos gol de novo, o nosso ataque vai fazer gols. Claro, volto a falar, respeitando todo mundo.
Veja outros pontos da entrevista do Zagueiro Rubro-Negro:
Sobre Paolo Guerrero:
– O que eu sei, ele está bem, cuidando dos cavalos dele (risos), tá tranquilo. Até onde eu vi ele, ele está muito bem mas se ele não estiver apto a jogar, temos grandes jogadores que podem substituir ele muito bem.
Importância de Diego no time:
– Acho que ele é um exemplo para todos nós, tanto para os mais jovens, quanto para os mais velhos, por tudo que ele já conquistou na carreira. Para nós, que jogamos ao lado dele, é muito gratificante vê-lo jogando em alto nível como está e eu tenho certeza que ele sabe muito bem a responsabilidade que tem nessa partida de quarta-feira, mas a carga não é só do Diego, acho que cada um tem que colocar a cabeça no lugar e saber que temos que ajudar o Diego, como temos que ajudar o Paquetá, que também pode estar lá jogando ou o Vizeu ou qualquer outro. Acho que a responsabilidade de quem está vestindo a camisa do Flamengo, não é só de A ou B e sim do grupo todo
Sobre a Rivalidade:
– Eu quero é paz, o clássico é feito pra jogar, e é melhor torcer em paz, curtir e que vença o melhor e depois, todos vão pra suas casas e fiquem com as suas famílias porque tem gente levando isso muito mais a sério e futebol pra nós é trabalho, mas pra outros tem que ser só lazer.
Campeonato Brasileiro:
– Todo mundo sabe que o Brasileiro é muito difícil. É difícil manter a regularidade que eles estavam mantendo (Corinthians). O Flamengo pensa no jogo de quarta-feira e quer ficar entre os quatro no Brasileiro, essa é a nossa meta. Estamos indo jogo a jogo, uma coisa de cada vez e assim iremos chegar onde todo mundo quer.
Sobre Rueda:
– O professor tá nos passando o máximo de informação possível que ele está conseguindo nesse curto tempo. Não tem muito tempo pra trabalhar, está sendo mais na conversa, com a experiência que ele tem, tá sabendo muito bem levar o grupo e estamos assimilando muito bem o que ele quer e tenho certeza que ele vai colocar quem ele tiver que colocar na partida e o time já vai estar com a cara dele, que é um time bem intenso, como ele costuma dizer. Agora é procurar assimilar logo o que ele quer o mais rápido possível porque temos uma decisão pela frente.
Confira a entrevista na íntegra:
http://https://youtu.be/OioVHvoRMlU