Entrevista: Ruan Lopes, torcedor que criou a página, “Flamengo da Depressão” e que é sucesso nas redes sociais
Nosso entrevistado se chama Ruan Lopes, de 23 anos, nascido no Rio de Janeiro e que é o criador da página Flamengo da Depressão, que tem mais de 1 milhão de seguidores no Facebook, 299 mil no Instagram e 154 mil no Twitter. Na página, Ruan fala de uma forma descontraída sobre o Flamengo. Quando é necessário, ele também fala sério e expõe suas opiniões sobre o momento da equipe. Sempre presente nos jogos do time, Ruan, que é muito carismático, também tem um canal no youtube com mais de 160 mil inscritos. No canal, ele faz o pós jogo, onde comenta sobre a atuação do time na partida, faz a narração “sarrante” (como ele chama), do jogo e outros comentários relacionados ao Flamengo. Confira a entrevista que nós do Mercado do Futebol, da coluna Defensores do Manto, fizemos com Ruan Lopes:
MF: Ruan, como começou essa paixão pelo Flamengo, alguém te influenciou?
Ruan Lopes: –Meu pai me influenciou desde pequeno a ser Flamengo, mas consolidou de vez mesmo aos 7 anos de idade quando eu vi o Petkovic batendo aquela falta no gol do tri em 2001. A partir daquele momento não tinha como mais torcer pra outro time. Flamengo é diferente!
MF: quando surgiu a ideia da página Flamengo da depressão?
Ruan Lopes: -Surgiu em 2012 após a eliminação do Flamengo na Libertadores. Com o Léo Moura ouvindo no fone o jogo entre Olímpia e Emelec e tudo. Estava no Engenhão aquele dia e foi frustrante como sempre. Depois dessa eliminação, eu e meu amigo resolvemos criar a página com intuito de satirizar essa vergonhas que o Flamengo passava, aliviando um pouco a cabeça do torcedor. Satirizando também os momentos bons do clube, obviamente.
MF: Quando criou a página, você imaginava ter essa repercussão e fazer todo esse sucesso?
Ruan Lopes: -Nem imaginava. Pra bater 1000 seguidores demorou pra caramba. Mas depois dos 15.000 começou a subir bastante. 50, 100, 400 mil likes.. até com a explosão da brincadeira do “cheirinho de hepta” que começou lá na página, foi um fator que ajudou muito essa repercussão ficar grande.
MF: Como você mantém a página ativa, alguém te ajuda?
Ruan Lopes: -Pra manter a página ativa eu conto com a ajuda de dois amigos. Kadney e Lenin. Eu sempre vou aos jogos, viajo, e quase sempre não consigo postar durante o jogo, só no Twitter que de vez em quando eu consigo (quando tem internet). Durante os jogos no Facebook são um deles dois que postam, depende da disponibilidade de cada um. Quando o jogo termina e eu chego em casa, eu começo a postar.
MF: Na página, você zoa os rivais do Flamengo. Isso já te trouxe algum tipo de problema com esses torcedores ?
Ruan Lopes: -Há uns meses atrás trouxe sim. Recebi umas ameaças de Botafoguense e Vascaínos, mas até hoje não aconteceu nada não. Hahaha
MF: Nas escalações do Flamengo, você faz brincadeira com os nomes dos jogadores, tanto positivamente como negativamente, como por exemplo em relação a Guerrero, que você chama de “Deusrrero” e Gabriel, que Você chama de “Jamal”. Como surgiu a ideia de dar esses apelidos aos jogadores?
Ruan Lopes: -Surgiu naturalmente mesmo. Queríamos “parodiar” os jogadores com nomes de jogadores bons da Europa, ou adaptando outras palavras, fazendo comparações físicas como o do Gabriel com o Jamal do filme Quem Quer Ser um Milionário. Pensei nisso como uma forma de descontração, já que em todo lugar você vê as escalações escritas da mesma forma
MF: Como você analisa o sucesso e o crescimento do seu canal no YouTube ? você acredita ser uma voz que representa os torcedores que não tem esse espaço para darem as suas opiniões?
Ruan Lopes: -Poderia ser maior se eu tivesse investido no YouTube desde o começo, hoje tenho 160 mil inscritos, se tivesse investido desde o começo da página no YouTube, hoje provavelmente estaria com uns 450 mil inscritos. Acredito que sim, na maioria das vezes eu falo o que muitos torcedores pensam, e eu não tenho papas na língua, se tiver que criticar dirigente, jogador, o que for, eu vou criticar. Não sou vendido, como um ou outro indivíduo pensam que eu sou.
MF: suas postagens repercutem muito. Quando você se deu conta que estava tendo essa repercussão toda? Teve alguma postagem que te marcou?
Ruan Lopes: -Só tive essa noção esse ano mesmo, algumas postagens estavam batendo mais de 2 milhões de pessoas alcançadas, tava bem grande o alcance. Postagem que me marcou acho que foi a avaliação da final da Copa do Brasil 2013.
MF: Ruan, qual foi o jogo do Flamengo inesquecível para você?
Ruan Lopes: –Flamengo 2-1 Grêmio (2009), Flamengo 3-1 Vasco (2001) e Vasco 0x1 Flamengo (Brasileirão 2017)
MF: Quem é seu ídolo no futebol?
Ruan Lopes: – Zico
MF: Que análise você faz do Flamengo na temporada?
Ruan Lopes: –Péssima. Ano em que a diretoria vendeu o sonho de que iríamos ganhar tudo e o Flamengo perdeu (quase) tudo que disputou. Passou vexame na Libertadores, campanha pífia no Brasileiro. Esperava mais, eu e toda a torcida.
MF: Ruan, obrigado pela entrevista e pra encerrar, deixe um recado para os seus milhares de seguidores.
Ruan Lopes: –Queria agradecer pela oportunidade de falar um pouco sobre mim e a página, foi um prazer enorme! Queria pedir a todos os seguidores que continuem acompanhando, sei que o ritmo de postagem diminuiu, mas isso é consequência também do momento do Flamengo, não é momento pra fazer muita gracinha, infelizmente. Mas em breve tudo vai melhorar, fé! Acompanhem também o canal do YouTube que virão muitos vídeos maneiros no final do ano. Tamo junto e “TPNX”
Sigam o Flamengo da Depressão nas redes sociais:
Facebook: Flamengo da Depressão
Instagram: @flamengodadepressao
Twitter: @_FlaDaDepressao
Canal do You Tube: Flamengo da Depressão