Fla sai derrotado e Reinaldo Rueda fala sobre as mudanças na escalação para o Clássico
O Flamengo foi derrotado nesta noite de domingo (10), por 2 a 0 para o Botafogo, na partida válida pela vigésima terceira rodada do campeonato Brasileiro.
Reinaldo Rueda mexeu bastante na equipe e resolveu poupar os zagueiros Réver e Juan. Pará, que vinha jogando na lateral esquerda, deu lugar a Trauco. William Arão, destaque na partida contra o Cruzeiro, Diego, Berrío e Everton também ficaram no banco de reservas. Rafael Vaz e Rhodolfo fizeram a dupla de zaga. No meio, Rômulo ganhou uma oportunidade. Éverton Ribeiro não teve a compahia de Diego e ao que tudo indica, Rueda não irá escalar os dois ao mesmo tempo. Na frente, Geuvânio e Matheus Sávio completaram o ataque junto com Paolo Guerrero.
No segundo tempo, Rueda colocou Berrío no lugar de Geuvânio, William Arão na vaga de Rômulo e Everton no lugar de Matheus Sávio mas as mudanças não deram resultado e Rueda conheceu a sua primeira derrota no comando do time.
Com as derrotas de Corinthians e Grêmio e o empate do Palmeiras, o Flamengo disperdiçou a oportunidade de encostar nos quatro primeiros, principalmente, de ultrapassar o Palmeiras, que tem 37 pontos e de ficar a três pontos do Santos, que tem 41 e que derrotou o líder Corinthians.
Na coletiva após o jogo, Rueda justificou a escalação da equipe para começar o clássico:
–A escalação de hoje não era para priorizar a Sul-Americana e Copa do Brasil. Mas era para colocar alguns jogadores que não vêm jogando com regularidade, mas isso se paga, né. Infelizmente, não fomos eficazes no primeiro tempo. Foi jogo de dois tempos diferentes e não finalizamos no primeiro tempo quando tivemos o controle do jogo.
Rueda também reconheceu o bom jogo feito pelo Botafogo:
–No Campeonato Brasileiro estamos dando oportinidade a jogadores que não vinham jogando mas o Botafogo fez grande partida e mereceu a vitória.
Ainda falando sobre as mudanças na equipe, Rueda lembrou que o adversário não jogou no meio da semana:
–O Botafogo não jogou esta semana. Nós jogamos e o próximo jogo, na quarta feira, será difícil. Optei de jogar com alguns titulares para manter o ritmo e outros que não vinham jogando, mas que precisam jogar.
Rueda também falou sobre os dois tempos bem distintos dos times:
–Os times foram bem diferentes nos dois tempos. No primeiro tempo, conseguimos controlar bem o jogo mas no segundo tempo, o Botafogo foi mais eficaz para vencer a partida. Quem sabe por alguns jogadores que vinha sem ritmo, como Matheu Savio, Geuvânio, Éverton Ribeiro, que não podem jogar a Copa do Brasil. Creio que isso influi na situação da parte ofensiva nossa.
Questionado se ele achava que Guerrero ficou isolado no ataque, Rueda respondeu assim:
–Guerrero não estava isolado. Faltou mais agressividade no ataque e nós tivemos situações onde poderíamos ter marcado.
Reinaldo Rueda ainda falou sobre Diego Alves, sobre os resultados que ajudariam o time em caso de vitória,do próximo jogo contra a Chapecoense e se irá fazer mais testes no Brasileiro. Confira:
Diego Alves:
–Diego Alves não teve culpa nos gols. Não teve responsabilidade direta nas situações dos gols. Houve muito oportunismo e agressividade do Botafogo na bola parada, o que fez a diferença. Mas acredito que não é fácil falar da posição, penso que estamos passando por fase de avaliação, de diagnóstico.
Resultados dos adversários na rodada:
–Os resultados jogaram a favor da gente, tínhamos que aproveitar para recuperar a posição na tabela, mas assim é o futebol. No primeiro tempo tivemos controle improdutivo, controle que não foi contundente, depois fomos surpreendidos na bola parada.
Confronto contra a Chapecoense pela Sul Americana:
–Vamos preparar nosso jogo na próxima quarta. Vamos jogar num campo muito difícil, eles são fortes em casa, vão tentar aproveitar para tentar um bom resultado. Nesse jogo, tem um componente afetivo pelo o que aconteceu mas vamos jogar e buscar o resultado, que é a vitória.
Sobre testar mais jogadores no campeonato Brasileiro:
–Essa profissão de treinador é muito exigente. Os garotos, os jogadores que atuaram estavam com muito desejo, muita motivação, muita vontade, mas o futebol é de continuidade, enfrentamos rival muito forte, muito aplicado. Era para tentar fazê-los jogar, mas também para buscar o resultado. Não queremos perder nem nos treinos, ainda mais num clássico contra o Botafogo, que é um rival.
Virando a chave mais uma vez, o Flamengo agora, na quarta-feira (13), vai a Chapecó enfrentar a Chapecoense as 19h15 (horário de Brasília), na Arena Condá, pelo primeiro jogo das oitavas de final da Copa Sul Americana. No domingo (17), o time e recebe na Ilha do Urubu, as 16h, o Sport, 12º colocado com 29 pontos. Com a derrota no clássico,O Flamengo permanece na quinta posição no campeonato com 35 pontos ganhos.