Flamengo sofre, vira no fim e é campeão carioca pela trigésima quarta vez
- Updated: 8 de maio de 2017
A máxima futebolística que reina na Cidade Maravilhosa de Janeiro à Maio vem sendo a mesma há alguns anos: “O Campeonato Carioca não vale nada”, dizem. Mas isso não afetou os 68 mil torcedores (58.399 pagantes) que compareceram ao Maracanã hoje pra assistir a um Fla-Flu na final do Estadual depois de 26 anos.
O Flamengo tinha a vantagem mas não teve tempo de trabalhar com isso durante o jogo, pois passou a maior parte do tempo atrás no placar: Henrique Dourado, logo aos 4 minutos abriu para o tricolor após cobrança de escanteio de Sornoza e desvio no primeiro poste.
O jogo foi um espelho daquele que vimos na semana anterior, o Flamengo tinha a bola no pé, o Fluminense vinha fechado, buscando sair em velocidade nos erros do Rubro-Negro, e aqui é importante ressaltar que muitas vezes, os contra-ataques tricolores foram destruídos por Márcio Araújo.
Zé Ricardo, durante o segundo tempo, fez algo parecido com o que tinha feito na última quarta, pela Libertadores. Colocou Rodinei de ponta, na vaga de Trauco que hoje, não foi muito bem e Gabriel no lugar de Berrío. E foi nesse momento que apareceu a estrela do Predestinado: O gol do Flamengo saiu de uma cobrança de escanteio do baiano, Réver disputou no alto, Cavalieri rebateu e ele, sim ele, José Paolo Guerrero Gonzales estava lá pra aproveitar o rebote e guardar. A virada veio logo depois, quando o Flu se lançou ao ataque e já tinha Cavalieri expulso por falta em Rodinei, que faria o gol no lance seguinte após passe também de Gabriel. O Flamengo naquele momento se tornou campeão estadual pela trigésima quarta vez, pois antes de deixar a bola rolar novamente, o árbitro apitaria o fim de jogo.
Consagração de Zé Ricardo à frente desse elenco, Guerrero mostrando a que veio nos momentos decisivos, descoberta de talismãs como Rodinei e Trauco e redenção do (ex) contestado Márcio Araújo … se você acha que o estadual não vale nada, fale isso pra um Rubro-Negro hoje. Ou melhor, nem perde seu tempo, nós temos 34 argumentos pra te rebater.
SRN
Rafael Monteiro
FICHA TÉCNICA:
FLAMENGO 2 X 1 FLUMINENSE
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro-RJ
Data: 7 de maio de 2017, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Público: 68.165 total/58.399 pagante
Renda: R$ 3.242.130,00
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone e Michael Correia (ambos RJ)
Cartões amarelos: Pará, Márcio Araújo (FLA); Wellington Silva, Henrique Dourado, Lucas, Léo (FLU)
Cartão vermelho: Diego Cavalieri (FLU)
GOLS:
FLAMENGO: Guerrero, aos 39, e Rodinei, aos 50 minutos do segundo tempo
FLUMINENSE: Henrique Dourado, aos 3 minutos do primeiro tempo
FLAMENGO: Alex Muralha, Pará, Rafael Vaz, Rever e Renê; Márcio Araújo, Willian Arão e Trauco (Rodinei); Berrío (Gabriel), Paolo Guerrero e Everton (Juan) Técnico: Zé Ricardo
FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Lucas, Renato Chaves, Henrique e Léo; Jefferson Orejuela, Wendel (Marcos Júnior) e Junior Sornoza; Wellington Silva (Maranhão), Richarlison (Pedro) e Henrique Dourado Técnico: Abel Braga