Ilusão ou Realidade?
- Updated: 1 de março de 2016
O Flamengo começou 2016 sofrendo 6 gols em 2 jogos, contra Ceará e Santa Cruz. Críticos antecipados falaram que seria a mesma novela de 2015, um Flamengo sem poder ofensivo e com uma zaga “nhacada”, porém, ao rolar da bola em jogos oficiais o time Rubro-negro vem provando que tem uma enorme força de ataque e que a zaga criou consistência defensiva.
Usando as estatísticas
O Flamengo soma até aqui nove jogos, sendo sete do Campeonato Carioca e dois da Primeira Liga. Nesses nove jogos já são 19 gols feitos, uma média de 2,11 gols por jogo, contra apenas 3 sofridos com média de 0,33 gols/jogo, tendo a melhor defesa entre os times da Série A. Estamos de acordo que grande parte desses gols foram feitos no Carioca e contra equipes de baixo escalão, no entanto, devemos admitir que, para um começo de temporada em que o time ainda está pegando ritmo e encaixando um novo estilo de jogo, está de bom, ou melhor, de ótimo tamanho.
Além disso, podemos analisar que os jogadores que chegaram recentemente tem grande influência nesses números, acompanhe as estatísticas abaixo: (estatísticas levando em consideração apenas jogos do Campeonato Carioca)
Passes Certos: Willian Arão – 332; Rodinei 319.
Assistências à Gol: Mancuello e Jorge – 3; Willian Arão – 2.
Assistências à Finalizações: Macuello – 11; Jorge e Willian Arão – 10; Rodinei – 9.
Finalizações Certas: Guerrero – 8; Cirino e Sheik – 7; Gabriel – 5; Mancuello e Arão -4.
Desarmes Certos: Jorge – 17; M. Araújo – 15; Wallace – 13; Rodinei – 11; Arão e Juan – 8.
Cruzamentos Certos: Mancuello e Rodinei – 7; Everton – 6.
Faltas Recebidas: Sheik – 18; Cirino – 15; Rodinei – 10.
Pênaltis Recebidos: Sheik e Cirino – 1.
Gols Marcados: Guerrero, Arão, Sheik e Cirino – 3.
À partir desses números chegamos a conclusão de que sem dúvidas o Flamengo tem muito a oferecer ao seu torcedor, não só no Carioca e Primeira Liga, mas também no Brasileirão e na Copa do Brasil, que são os principais focos do time.
Além de vermos uma evolução significativa em campo, fora dele o Flamengo também está dando show. Com um investimento de mais de R$ 2 milhões, o CT do Flamengo é visto, agora, como um dos mais tecnológicos do Brasil. Nesta manhã (01/03) o diretor executivo, Rodrigo Caetano, e o chefe do departamento médico, Márcio Tannure, deram entrevista coletiva apresentando oficialmente toda a área de preparação interna do Flamengo. Desde o novo vestiário, nova sala de entrevistas, novos aparelhos de musculação, macas elétricas, até a tecnológica câmara hiperbárica que deixa o ar 99,9% de oxigênio, aumentando a recuperação muscular dos atletas pós jogo.
Parcialmente não vemos, nem de longe, o reflexo do Flamengo de 2015. E com esse completo trabalho sendo feito – dentro e fora dos gramados – podemos esperar muito mais do nosso Mengão!
Conte comigo Mengão!
@tadeuolif
~ Tadeu Oliveira – Defensor do Manto ~