- Gustavo Vieira pode ser o novo Diretor Executivo no Santos
- Real Madrid está na final do Mundial de Clubes
- Entrevista com o meia Renatinho do Qadsia SC e xodó da torcida do Santa Cruz
- Entrevista com o zagueiro Gustavo Bastos, do Brasil de Pelotas
- Cruzeiro recebe prêmios pelo ano de 2017
- Confiança e experiência repassadas com sucesso: do banco, a classificação para a final do Mundial de clubes.
Tudo sobre Flamengo e Cruzeiro, que começam a decidir a Copa do Brasil
- Updated: 6 de setembro de 2017
Flamengo e Cruzeiro começam a decidir a Copa do Brasil nesta quinta-feira (7), as 21h45, no Maracanã.
O Flamengo eliminou nas semifinais o Botafogo, enquanto o Cruzeiro despachou o atual campeão, o Grêmio.
O Flamengo, conquistou a Copa do Brasil três vezes. Em 1990, na segunda edição da competição, o Rubro-Negro bateu o Goiás. No primeiro jogo, o Flamengo venceu por 1 a 0, jogando em Juiz de Fora (MG) e no segundo jogo, os dois times não saíram do 0 a 0, placar que fez com que o Rubro-Negro terminasse a competição campeão de forma invicta. O treinador era Jair Pereira.
O segundo título Rubro-Negro veio em 2006, contra o Vasco. O primeiro jogo, o Flamengo venceu por 2 a 0 e no segundo , venceu por 1 a 0. Essa edição foi a primeira onde times do mesmo estado decidiram a competição. Ney Franco, que havia sido eliminado com o Ipatinga pelo próprio Flamengo nas semifinais, substituiu Waldemar Lemos e assumiu a equipe na parada para a Copa do Mundo daquele ano e foi o treinador campeão.
O terceiro título, veio em 2013, quando venceu o Atlético-PR na decisão. O primeiro jogo realizado na Vila Capanema, os dois times empataram em 1 a 1 e no Maracanã, o Flamengo venceu por 2 a 0 e se consagrou tricampeão da competição. Na campanha do tricampeonato, o Flamengo eliminou o Cruzeiro nas oitavas de final, quando o treinador Rubro-Negro ainda era Mano Menezes. Porém, o atual treinador cruzeirense pediu pra sair do clube e o então interino Jayme de Almeida, assumiu a equipe e levou o time ao título.
O Flamengo ainda chegou a final da Copa do Brasil mais três vezes, só que dessas vezes, não conseguiu conquistar a competição. Em 1997, o Rubro-Negro decidiu com o Grêmio e no primeiro jogo, tudo igual, 0 a 0. No segundo jogo, no Maracanã, com um público pagante de 95.125 torcedores, o time que tinha Romário e Sávio empatou em 2 a 2 e com isso, os Gaúchos levaram a taça. Em 2003, exatamente contra o Cruzeiro, o Flamengo amargou a sua segunda perda de título da competição, ao empatar em 1 a 1 no primeiro jogo, no Maracanã e perder por 3 a 1 no Mineirão. No ano seguinte, em 2004, contra o Santo André, tudo indicava que o Rubro-negro conquistaria o seu segundo título da competição. No jogo de ida, no Palestra Itália, campo do Palmeiras, o Flamengo empatou em 2 a 2 e no segundo jogo, no Maracanã, o time comandado por Abel Braga, foi surpreendido e perdeu por 2 a 0, resultado que surpreendeu a todos e deu o título ao time do ABC Paulista.
O Cruzeiro chega a sua sétima final de Copa do Brasil. O time mineiro venceu a competição quatro vezes e foi derrotado em duas. Cruzeiro derrotou o Grêmio em 1993, o Palmeiras em 1996, o São Paulo em 2000 e o Flamengo em 2003. As duas vezes que o time celeste perdeu a competição foi em 1998, contra o Palmeiras e em 2014, para o seu maior rival, o Atlético-MG.
No ano em que Flamengo e Cruzeiro decidiram a Copa do Brasil, em 2003, o time mineiro levou a melhor. No primeiro jogo, assim como na final deste ano, foi no Maracanã com 73.104 torcedores e o jogo terminou empatado em 1 a 1. O Cruzeiro saiu na frente com gol de Alex e o Flamengo chegou ao empate aos 48 minutos do segundo tempo, com o atacante Fernando Baiano. No Mineirão, no dia 11 de Junho daquele ano, o Cruzeiro venceu por 3 a 1, com gols de Deivid logo a 1 minuto de jogo, Aristizábal e o zagueiro Luisão, que marcou o terceiro gol do time mineiro. Fernando Baiano fez o gol do Flamengo. Na final, o treinador do Flamengo era Nelsinho Baptista e Vanderlei Luxemburgo era o comandante cruzeirense.
Para o primeiro jogo da grande final, o treinador Rubro-Negro, Reinaldo Rueda não poderá contar com Paolo Guerrero e Felipe Vizeu. Guerrero está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e Vizeu com lesão no joelho, está fora. Rueda não divulgou quem irá substituir os dois jogadores mas tudo indica que Vinícius Junior seja o escolhido. Lucas Paquetá corre por fora. Caso Vinícius seja o escolhido, Berrío deverá atuar mais adiantado. Caso Lucas Paquetá seja titular,ele jogará centralizado no ataque e o Colombiano ficará na direita.
Outra dúvida do treinador é em relação ao goleiro. Alex Muralha, muito contestado pela torcida, pode perder a vaga para o jovem Thiago, que jogou na partida decisiva das semifinais contra o Botafogo. O lateral direto Pará, deverá jogar novamente na lateral esquerda, no lugar de Renê, que se recupera de lesão. O Peruano Trauco em má fase, ficará como opção no banco de reservas. Rueda só divulgará a escalação que irá iniciar a partida, uma hora antes da bola rolar. A novidade deverá ficar por conta de Dário Conca, que foi relacionado para a partida e deve ficar no banco de reservas. Vale lembrar que o Flamengo não pode contar com o Goleiro Diego Alves, o zagueiro Rhodolfo, o meia Éverton Ribeiro e o atacante Geuvânio, que foram contratados após o fim do prazo de inscrição, que ocorreu em Abril.
O Cruzeiro, comandado por Mano Menezes chegou ao Rio de Janeiro nesta quarta-feira (6) e os 23 relacionados para a decisão são:
Goleiros: Fábio, Rafael e Lucas França
Laterais: Ezequiel, Diogo Barbosa, Bryan e Lennon
Zagueiros: Léo, Murilo e Arthur
Volantes: Henrique, Hudson, Lucas Romero, Lucas Silva e Nonoca
Meias: Thiago Neves, Robinho, Elber, Rafinha e Arrascaeta
Atacantes: Rafael Sóbis, Raniel e Alisson
Mano Menezes tinha duas dúvidas em relação ao time que vai começar o jogo. Uma ele já não tem, pois, revelou que Ezequiel será o titular da lateral direita cruzeirense. A outra dúvida é no ataque. Rafael Sóbis e Raniel disputam a vaga. O primeiro não balança as redes à 15 jogos,porém, é o artilheiro da competição com 5 gols. Raniel, vive grande fase e caiu nas graças da torcida, que pede que o jovem seja o titular. Lembrando que dois jogadores não podem jogar a competição pelo Cruzeiro. Os atacantes Sassá, que já jogou a competição pelo Boatafogo e Rafael Marques, que jogou pelo Palmeiras.
Os cartões são um problema para os dois lados. Flamengo e Cruzeiro podem perder jogadores suspensos na partida de volta da decisão. Pelo lado Rubro-Negro, Márcio Araújo é o único pendurado na equipe. Já pelo lado cruzeirense, uma série de jogadores pendurados. Lucas Romero, Hudson, Henrique, Thiago Neves, Alisson e Rafael Sóbis podem ficar de fora do segundo jogo no Mineirão caso recebam o terceiro cartão amarelo.
Lembrando que não tem mais ingressos para a torcida do Flamengo para o primeiro jogo da final. Desde sexta-feira (1), que os 49.090 ingressos destinados a torcida Rubro-Negra, foram vendidos. A carga total de ingressos para a partida foram de 67.931, sendo 49.090 para a torcida do Flamengo, 5.012 para os cruzeirenses e mais 13.829 destinados a gratuidades.
Confira as prováveis escalações de Flamengo e Cruzeiro:
Flamengo:
Cruzeiro:
Arbitragem:
Árbitro: Marcelo Aparecido R de Souza – (SP)
Árbitro Assistente 1: Anderson José de Moraes Coleho – (SP)
Árbitro Assistente 2: Bruno Salgado Rizo – (SP)
Quarto Árbitro: Fábio Rogério Baesteiro – (SP)
Árbitro Assistente Adicional 1: José Cláudio Rocha Filho – (SP)
Árbitro Assistente Adicional 2: Ilbert Estevam da Silva – (SP)
Analista de Campo: Cláudio Vinícius Cerdeira – (DF)
Transmissão: TV Globo e Fox Sports