Clinics do Real Madrid em Fortaleza
- Updated: 9 de dezembro de 2016
Ontem (08/12), o Mercado do Futebol estava presente nas Clinics do Real Madrid na cidade de Fortaleza, iremos mostrar os bastidores do treinamento e entrevista com alguns dos participantes.
Agradecimento: Elizeu Aboim, nosso fotógrafo e grande parceiro de jornada.
A bola rolou no gramado da UniFor (Universidade de Fortaleza), as Clinics do Real Madrid estão instaladas no recinto desde o dia 05 (segunda), terminando nesta sexta-feira. A divisão do gramado era composta pelas faixas etárias (alunos de 5 a 8 anos, de 9 a 12 anos e de 13 a 17 anos), todos com um técnico vindo de Madrid com o objetivo para passar seus ensinamentos, além de treinadores locais que auxiliavam no treinamento. O treino era rígido, toque de bola, finalização e posicionamento eram os principais fundamentos.
As crianças entre cinco e oito anos, eram as pessoas que mais chamavam a atenção. Apesar de não estarem focadas e muitas nem saberem o que representava participar de uma Clínica do Real Madrid, estavam se divertindo e aproveitavam cada momento, pensando em ser um novo Cristiano Ronaldo, Bale ou Modric. O treino era mais leve para esta faixa etária, levado para o lúdico e para a união entre eles.
Um fato curioso, é que havia somente um goleiro dentre todos os escritos, o preparador de goleiros tinha um trabalho especializado para o atleta mirim. Sempre que precisavam, de um treinamento específico com o arqueiro, seja em qualquer faixa etária, ele era chamado, tinha uma grande responsabilidade em suas jovens mãos.
MF Entrevistas:
Tivemos a incumbência de fazer três rápidas entrevistas com participantes da Clínica madrilenha. Dois deles, eram atletas, João Vitor, de 14 anos e Fátima Dutra, de 17 anos, além do organizador do evento, o espanhol José Loureiro.
Entrevista com João Vitor, atleta da base do Ceará SC:
1- Qual a expectativa perante as Clinics e os principais ensinamentos adquiridos durante os cinco dias?
R: As expectativas são boas, levamos as coisas não somente para o futebol e sim para a vida, como exemplo a disciplina. Estamos aprendendo coisas novas o que é muito importante para seguirmos essa carreira.
2- Atua na base do Ceará, caso consiga uma vaga para treinar em Madrid, achas que suas possibilidades de reconhecimento no cenário estadual e mundial?
R: Aumenta, sem dúvidas, por causa do nome do Real Madrid, podendo elevar meu nome, cada vez mais.
Entrevista com Fátima Dutra, atleta da Menina Olímpica:
1- Qual a sua expectativa para as Clinics do Real Madrid?
R: Primeiramente estou ganhando experiência, eu tento sempre aprender o que eles estão passando no campo de treinamento, sempre procurando me aprimorar.
2- Comente um pouco sobre a evolução do futebol feminino no país?
R: Aqui, como estamos vendo, há somente três meninas dentre todos, então percebe-se que a evolução ainda está limitado, o futebol feminino ainda não é tão visto.
3- Caso consiga uma das vagas para o treinamento no Real Madrid, vê que conseguiria maior credibilidade no estado, tanto como fora dele?
R: Não gosto de dizer que eu tenho capacidade, que eu jogo bem, me esforço muito para fazer sempre o melhor. Procuro as melhores possibilidades tanto para mim, como para o conjunto. Eu quero muito ir, é o meu sonho, estou aqui para tentar a vaga.
Entrevista com José Loureiro, organizador das Clinics na cidade:
1- Como que se criou as Clinics do Real Madrid e em quantos países já foram inaugurados esta atividade?
R: As Clinics fazem parte de mais de 30 países em todo mundo, a fundação está trabalhando desde 1997, tendo clínicas comerciais como essa e clínicas sociais, a qual a fundação cuida delas. São cerca de 60 mil crianças no mundo sendo cuidadas através do esporte, levando o Real Spirit.
2- De quem partiu a iniciativa de trazer as Clinics para o Brasil e por que Fortaleza ser uma das cidades a serem escolhidas para o evento?
R: A iniciativa partiu do próprio Real Madrid. O Real é um clube global, tendo uma forte presença em todos os lugares (dentre eles Ásia, Europa e América do Sul). Não há no continente sul-americano, um país tão futebolístico como o Brasil, estamos muito felizes com a participação e as demandas estão sendo realizadas de forma espetacular. A respeito de Fortaleza, trabalhamos com duas datas, que são as férias de julho e de dezembro. Em julho, trabalhamos no Sul e no Sudeste, pelas questões climáticas, não chove nesta época e o tempo é seco. Em dezembro, estamos no Nordeste, por que não chove aqui durante este período.
Agradecemos a disponibilidade de todos do Real Madrid, que foram receptivos ao nosso site. Vimos o clima de união e felicidade de cada integrante, fazendo um trabalho sério e competente, que tem levado frutos tanto o Real Madrid, como para o mundo.