A Roma vai a Ucrânia, enfrentar o Shakhtar Donetsk, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões
A Roma vai enfrentar o Shakhtar Donetsk no Oblasny SportKomplex Metalist, na Ucrânia, na partida de ida, válida pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da UEFA.
O último confronto entre as duas equipes, foi em 8 de Março de 2011 e terminou com a vitória do Shakhtar Donetsk, por 3 a 0. Naquela oportunidade, além da vaga para as quartas de finais da Champions League, a Roma perdeu também o seu Imperador. O clube da capital Italiana, oficializou naquele dia, a saída do atacante Adriano, que com a camisa do clube, atuou em apenas cinco partidas no campeonato Italiano, uma da Liga dos Campeões, uma da Copa da Itália e uma na Supercopa da Itália. Adriano não marcou gols em nenhum dos oito jogos que fez pela Roma.
O Shakhtar, que na partida de ida, em Roma, já havia vencido por 3 a 2, eliminou os Giallorrosi na partida de volta, na Ucrânia, com gols de Hübschmann, Willian, atualmente no Chelsea e Eduardo da Silva, brasileiro naturalizado croata.
Para a partida dessa quarta-feira (21), o time Ucraniano, que em 2018, disputou sete jogos, dos quais seis foram apenas amistosos, e o sétimo, que marcou o retorno do Campeonato Ucraniano, que havia parado em dezembro de 2017, lidera o campeonato nacional, tendo também o melhor ataque da competição. Já na Liga dos Campeões, os ucranianos conseguiram se classificar na segunda posição do Grupo F, com 12 pontos, ficando atrás do Manchester City, que com 15 pontos, terminou como líder do grupo, que ainda tinha o Napoli, que lidera o campeonato italiano. Fonseca, treinador do Shakhtar, deve jogar no 4-2-3-1 contra a Roma. O time da casa tem no elenco, os brasileiros Fred, Taison e Bernard, além do meia Marlos, que se naturalizou ucraniano e que vem sendo o grande referencial do time. O Shakhtar, nos últimos 10 jogos em casa, conquistou 6 vitórias, 1 empate e 3 derrotas.
A Roma se classificou para as oitavas de final da Liga dos Campeões, depois de ter terminado a fase de grupos na 1ª colocação do Grupo C, com 11 pontos conquistados, desbancando o Atlético de Madrid e o Chelsea, que ficou na segunda posição do grupo, também com 11 pontos. No campeonato italiano, os Giallorossi, ficaram 6 jogos sem vencer e chegaram a cair para a quinta posição no Calcio. Agora, após três vitórias consecutivas, o time da capital italiana ocupa a terceira colocação com 50 pontos ganhos.
O treinador, Eusebio Di Francesco, deve manter o esquema 4-2-3-1, que ele vem usando no italiano. A duvida para a partida é a do lateral direito, Florenzi, que com uma infecção intestinal, fará um teste momentos antes da partida. Caso não tenha condições de jogo, Bruno Peres deverá ser o substituto. Destaque dos últimos jogos da Roma, Cengiz Under é presença certa no time titular. O turco marcou 4 gols nos últimos três jogos do Calcio.
Provável escalação do Shakhtar:
30 Pyatov; 2 Butko, 18 Ordets, 44 Rakitsky, 31 Ismaily; 8 Fred, 6 Stepanenko; 11 Marlos, 7 Taison, 10 Bernard; 19 Facundo Ferreyra.
Banco de reservas: 55 Kudrik, 5 Khocholava, 4 Kryvstov, 98 Dodo, 59 Zubkov, 9 Dentinho, 21 Patrick, 74 Kovalenko, 34 Petryak, 99 Gustavo Leshuk.
Treinador: Paulo Fonseca
Provável escalação da Roma:
1 Alisson; 24 Florenzi, 44 Manolas, 20 Fazio, 11 Kolarov; 16 De Rossi, 6 Strootman, 4 Nainggolan, 17 Ünder, 92 El Shaarawy e 9 Dzeko.
Banco de reservas: 28 Skorupski, 3 Juan Jesus, 25 Bruno Peres 30 Gerson, 7 Pellegrini, 8 Perotti , 23 Defrel, 14 Patrick Schick.
Treinador: Eusebio Di Francesco
Arbitragem:
Árbitro: William Collum (SCO)
Auxiliar 1: David Mc Geachie (SCO)
Auxiliar 2: Francis Connor (SCO)
Local: Estádio Metalist (Ucrânia)
Horário: 16H45 (de Brasília)
Transmissão: Esporte Interativo 2