O apagão venezuelano e a liderança do Brasil
- Updated: 12 de outubro de 2016
A seleção brasileira continua com 100% de aproveitamento na era Tite, cinco vitórias em cinco jogos, a liderança veio em um momento importante da competição.
Chegou a mais da metade das eliminatórias da Copa do Mundo na América do Sul, para quem desacreditava na classificação brasileira, o cenário mudou completamente. De sétimo lugar com um futebol abaixo da expectativa com Dunga para a liderança do campeonato com um futebol acima da média continental, sem tomar conhecimento de seus adversários com Tite. De 6 pontos em 5 jogos para 21 pontos em 10 jogos. Essa é a mudança com a vinda do novo técnico.
Sobre a análise da partida, a Venezuela até que tentou, empurrado por sua torcida, sair da incomoda última posição, porém o Brasil foi superior. No ínicio, Renato Augusto mandou o cartão de visitas, defesa de Hernández em dois tempos. Aos 7 minutos, o primeiro gol, recuo errado do arqueiro venezuelano, Gabriel Jesus ficou com a bola e com categoria colocou por cima do goleiro, abrindo o placar. Aos 15 minutos, Gabriel Jesus tocou para Phillipe Coutinho que finalizou para defesa de Dani Hernández.
Aos 32 minutos, triangulação entre Gabriel Jesus e Paulinho, que chutou a direita da meta venezuelana. A seleção vinotinto chegou duas vezes ao ataque, no entanto as chances não foram aproveitadas, pois o bandeirinha marcou impedimento em ambos os lances. Fim de Primeiro Tempo: Venezuela 0x1 Brasil.
No segundo tempo, a tônica continuou a mesma, Brasil partindo para o ataque e tendo resultado. No começo, cruzamento de Filipe Luis, Gabriel Jesus aproveitou e arriscou, a bola foi para fora. Aos 7 minutos, o gol da definição do resultado, lançamento de Renato Augusto e chute cruzado de Willian, sem chances para o arqueiro da Venezuela, 2×0 Brasil. A seleção venezuelana teve o domínio das ações entre 15 e 25 minutos, o momento de maior perigo, foi o toque de Rondón para Guerra, que deu um leve toque na bola, indo para fora da meta de Alisson.
Aos 28 minutos, um apagão no estádio de Mérida, o restabelecimento da partida veio em 20 minutos. O embate ficou morno, após o apagão, o Brasil teve chance com Paulinho de fora da área, sem muito perigo e a Venezuela foi mais incisiva com o cabeceio de Rondón e defesa do goleiro brasileiro. Fim de papo: Venezuela 0x2 Brasil.