Toco y Me Voy – Mercado do Futebol http://mercadodofutebol.net.br Somos Apaixonados por Futebol Mon, 13 Jun 2016 21:44:40 +0000 pt-BR hourly 1 #?v=4.5.2 Fora da caixinha http://mercadodofutebol.net.br/toco-y-me-voy/foradacaixinha/ http://mercadodofutebol.net.br/toco-y-me-voy/foradacaixinha/#respond Thu, 21 Apr 2016 22:51:44 +0000 http://mercadodofutebol.net.br/?p=10321     tic-tac tic-tac tic-tac… Pela coxinha (e não pelos coxinhas), pelo pastel de frango, pelo Brasil decime que se siente, e pela saudade… Depois de quase 150 dias de molho, eis-me aqui.  E só eu sei o quão difícil foi entrar no modo “chuteiras penduradas” nesses 5 meses, mas estou de volta a esse […]

O post Fora da caixinha apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
 

 

tic-tac

tic-tac

tic-tac…

Pela coxinha (e não pelos coxinhas), pelo pastel de frango, pelo Brasil decime que se siente, e pela saudade…

Depois de quase 150 dias de molho, eis-me aqui.  E só eu sei o quão difícil foi entrar no modo “chuteiras penduradas” nesses 5 meses, mas estou de volta a esse hobby maravilhoso. E do que vamos falar hoje? do #passado da bola.

Sinceramente, usando a minha massa cinzenta, mediante às situações que ocorrem em todo o país, cheguei a conclusão de que CULTURA, TRADIÇÃO  e INTELIGÊNCIA não andam mais de mãos dadas. Não mais no Brasil. Aqui, ou você tem um lado declarado, ou você não é ninguém. E o pior: Não compactuar com o lado de uma maioria, te faz ganhar um rótulo gratuito de “ignorante”. E não estou falando de política. A gravidade de tudo está exatamente aí… Esse tipo de pensamento está em absolutamente todas as pautas da nossa sociedade e no futebol, pasmem, senhores! Também não é diferente.

Acredito que a desordem e o conflito intelectual dos torcedores deve-se ao fato de, apesar da corrupção instalada nas constituições ser secular, o futebol brasileiro até 10 anos atrás ainda encantava. Mas só agora, devido ao nível tático fraco, a pauta é a CBF, o Teixeira, O Del Nero e etc. Isso me entristece, pois nunca há evolução, principalmente de pensamento. É como se fosse algo absolutamente novo.

Lá fora, quando se descobre corrupção por parte de grandes dirigentes, o número de sócios do time chega a cair mais de 30%. Já aqui, mesmo com escândalos CBF/FIFA, o valor de um jogo da seleção é exorbitante, o número de gratuidades é cada vez maior e todo mundo diz “amém”. A mídia, especialmente a TV aberta, por alguma razão – vamos fingir que não sabemos qual – se esquece dos acontecimentos, o que leva o assunto a cair no esquecimento generalizado. Ou seja, você seguirá pagando caríssimo pelo os que não pagam e de quebra ainda assistirá um jogo nível time com colete de firma. (com todo respeitos aos caneleiros das firmas)

O futebol moderno e a vida nas quatro linhas estão chatos.  É hora de pensar um pouco fora da caixinha. E isso inclui desde as coisas mais simples como as briguinhas  de disputa de jogador.

E para finalizar: QUEM VAI PRENDER O LADRÃO DA MERENDA?

Até a próxima 🙂

O post Fora da caixinha apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
http://mercadodofutebol.net.br/toco-y-me-voy/foradacaixinha/feed/ 0
Un Palmeiras campione http://mercadodofutebol.net.br/toco-y-me-voy/un-palmeiras-campione/ http://mercadodofutebol.net.br/toco-y-me-voy/un-palmeiras-campione/#respond Thu, 03 Dec 2015 13:17:38 +0000 http://mercadodofutebol.net.br/?p=2508 Dudu. Um chapéu. Em quem? Em ninguém. Ou na própria reviravolta que o time deu de 2014 para 2015. Não entro em méritos de quem mereceu ou não, afinal, eram 2 times que estavam vivendo uma superação. O Santos com seus jovens promissores e o Palmeiras com a experiência. 2 times tradicionalíssimos. Foi uma grande […]

O post Un Palmeiras campione apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
Dudu. Um chapéu. Em quem? Em ninguém. Ou na própria reviravolta que o time deu de 2014 para 2015. Não entro em méritos de quem mereceu ou não, afinal, eram 2 times que estavam vivendo uma superação. O Santos com seus jovens promissores e o Palmeiras com a experiência. 2 times tradicionalíssimos. Foi uma grande final.

31 de janeiro de 2015.” O Palmeiras é grande” – Zé. Mas não era só mais um Zé. Assim como não era só mais uma preleção, não era só mais um ano. Por ironia do destino, não era só mais uma final contra o Santos. Ao contrario do time praiano, o Palmeiras contou com um grande investimento neste ano. Foi reformulado. A auto-estima palestrina foi resgatada.

Se em 2012 ser campeão e cair foi feio, se levantar e dobrar as mangas foi bonito. Claro que foi. Só pode viver de passado quem se orgulha dele. E orgulho de suas glórias todo palmeirense tem de sobra. Ademir da Guia, Marcos e o Edmundo “animal”.

Quem viu o Palmeiras sair do jejum em 93 cultiva um sentimento de querer sempre um time guerreiro. E o nome dos guerreiros atuais também ficarão na história. Afinal, o que seria daquele jogo sem as mãos de Prass? E Jesus, que dentro de suas limitações, conseguiu o milagre de se manter em campo e ser o melhor palmeirense do 1º tempo.

Uma história só morre quando ninguém grita mais o seu nome. Nem por netos, bisnetos ou simpatizantes. Quando ninguém mais a escreve. Essa nunca morrerá, uma vez que já registrada em livros  e documentários e gritada por milhões de gargantas em todo o país.

O Palmeiras vive. E não é necessário nenhuma preleção para reconhecer o que o Palmeiras, meu rival, é desde 1914. A todos os palestrino, meus sinceros parabéns!

Que ninguém cale vossas vozes!

O post Un Palmeiras campione apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
http://mercadodofutebol.net.br/toco-y-me-voy/un-palmeiras-campione/feed/ 0
Na dúvida, trabalhe http://mercadodofutebol.net.br/toco-y-me-voy/na-duvida-trabalhe/ http://mercadodofutebol.net.br/toco-y-me-voy/na-duvida-trabalhe/#respond Mon, 23 Nov 2015 02:03:15 +0000 http://mercadodofutebol.net.br/?p=1885   “Ser corintiano é mergulhar No oceano da ilusão que afoga Não importa o plano do destino Cada jogo é o coração que joga” Que maravilhoso é começar um texto citando Gilberto Gil. Como é fácil ser torcedor. Como é fácil dizer “nunca critiquei” no final de tudo.  Como é fácil sentar em uma mesa […]

O post Na dúvida, trabalhe apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>

 

“Ser corintiano é mergulhar
No oceano da ilusão que afoga
Não importa o plano do destino
Cada jogo é o coração que joga”

Que maravilhoso é começar um texto citando Gilberto Gil. Como é fácil ser torcedor. Como é fácil dizer “nunca critiquei” no final de tudo.  Como é fácil sentar em uma mesa redonda, na hora do almoço, e dizer que fulano errou nisso e naquilo para formar uma opinião na cabeça do torcedor.

O Tite, a comissão técnica, o departamento médico e a diretoria tinham todas as desculpas do mundo para fazer um ano ruim, sem almejar nada, mas decidiram exercer sua funções. O time fez pré -temporada fora do Brasil, tirou foto com o Mickey, teve um início avassalador na Libertadores, caiu do próprio salto alto ao escolher campeonato por 3 vezes. Isso tudo em Itaquera. Moleza?

Enquanto Levir Culpi, ou melhor, Levir “culpa”, tentava achar o culpado para a competência de Tite, Adenor se preocupava em se importar com cada adversário, construir a trilha com pedra por pedra. Quando não deu na técnica, foi na raça. Foi Corinthians. Sócrates dizia que nunca viu o Corinthians se entregar. Isso não é uma verdade tão absoluta assim. O corinthiano presenciou passar por 3 quedas por “escolher campeonato” este ano. Mas nesse brasileiro a entrega foi incontestável.

Sabe quando um pai passa confiança para o filho? Foi isso que o Tite passou para os jogadores.Um elenco onde todos são protagonistas. Não tem melhor e nem pior. Não para ele. E nem para o ex-presidente Andres que deu uma declaração no mínimo interessante: “Aqui não existe reserva e titular.  Uns jogam mais e outros jogam menos. É isso que vocês da imprensa têm que entender. Isso é planejamento” – completou o “cacique”. Isso resume muito bem o time na temporada. Algumas peças ficaram pelo caminho. Peças muito importantes. No final, elas foram mais importantes para o elenco se reinventar e explorar o seu melhor do que para outra coisa.

Foi só um título, mas para um time que foi tachado como a “Nova Era Dualib”, Roberto de Andrade mostrou que quem come quieto, sempre comerá melhor. Corte de gastos, contratos mais simétricos, acertos de dividas pendentes com ex-funcionários do clube e por aí vai. Love e Cristian vieram de graça. Ainda é pouco? Claro que é. São 5,6 milhões só para a “Terra Prometida”, a Arena, mensalmente. Andrade cuida do dinheiro como se fosse dele, o que se espera de um administrador.

Parafraseando o resto da letra… “Ser corinthiano é decidir que todo ano a gente vai sofrer”. É uma escolha nossa. Foi a minha melhor escolha. Mas desde quando escolher sofrer é uma boa escolha? Essa deve ser a pergunta de muitos, mas a resposta é uma só: Só escolhendo para entender.

Por fim, fica o refrão da maravilhosa letra de Gil “Mas de repente o ano é santo e a gente ta no céu. O time é forte, a sorte é grande e o axé tá com a Fiel…”

Obrigada a todos pelo empenho esse ano. O bando de lúcidos fizeram a alegria de um bando de loucos. Falando pouco e jogando muito (pegando aqui o embalo do marketing). Vai, Corinthians!

 

 

 

O post Na dúvida, trabalhe apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
http://mercadodofutebol.net.br/toco-y-me-voy/na-duvida-trabalhe/feed/ 0
Um amor infinito no fundo do poço http://mercadodofutebol.net.br/toco-y-me-voy/um-amor-infinito-no-fundo-do-poco/ http://mercadodofutebol.net.br/toco-y-me-voy/um-amor-infinito-no-fundo-do-poco/#comments Mon, 09 Nov 2015 14:44:26 +0000 http://mercadodofutebol.net.br/?p=1282 Todo mundo tem uma história de amor para contar… E lá vou eu contar uma, mas que não me pertence. Vasco da Gama, um heroico português, só queria encontrar o caminho marítimo para as Índias. Eurico Miranda prometeu encontrar o da Sibéria caso o pior aconteça. Mas eu não estou aqui para falar do pior. Não… […]

O post Um amor infinito no fundo do poço apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
Todo mundo tem uma história de amor para contar… E lá vou eu contar uma, mas que não me pertence.

Vasco da Gama, um heroico português, só queria encontrar o caminho marítimo para as Índias. Eurico Miranda prometeu encontrar o da Sibéria caso o pior aconteça. Mas eu não estou aqui para falar do pior. Não… nós sabemos  o que é o Club de Regatas Vasco da Gama. Nós sabemos quem resgatou esse time. Quando Edmundo chorou… é. E quando vocês colocaram o maior publico da história da série B. Quando lotaram o aeroporto Santos Dumont. Você se lembra?

O vascaíno nunca desacreditou. Nunca. Se são 3, 4, 10 mil pagantes, isso não importa. Eles vão por ir. Eles vão pela fé. Estes, não tão  numerosos assim, sabem do emocional do clube agora. Só depositamos fé naquilo que acreditamos, ainda que seja só no subconsciente. É natural do ser humano.

Se contra o River Plate foi sensacional, o gol do Juninho, monumental, também é sensacional ver a esperança explicita em cada garganta, em cada voz, a cada rodada. Não importa se vocês precisam contar com Riascos, com a estrela de Rafael Silva ou com jogadores que já passaram dos 30. Isso tem sido irrelevante.

Não importa o esquema tático. Até 2 meses atrás estavam condenados. Me parecia impossível, e sinceramente, não sei de onde tiraram a mágica para a reação. Era impossível finalizar, era impossível marcar, era impossível até mesmo ter azar de uma bola na trave. Pouco depois a sorte veio, mas desta vez, acompanhada com o azar; Inseparáveis, o Vasco deixou vitórias 90% garantidas escaparem. E se  tabela é cruel com vocês nessa reta final, acreditem, é para muitos.

É necessário evitar o tri rebaixamento. Ser rebaixado nuca foi vergonha. Vergonha é não aprender a lição. É ser displicente. O Vasco luta, e todos nós enxergamos isso. A agonia do Jorginho, a entrega do Rodrigo e o diferencial do Nenê. Não é só um clube, é história, a superação que muitos ídolos deixaram para que fosse útil e para que você se lembrasse que até o melhor elenco, com Romário e Edmundo, já teve altos e baixos. Para você se lembrar e saber que sim, o Vasco é superação. E se for para cantar, que seja de coração, fazendo jus ao hino. É um Vasco um pouquinho diferente, é um trem bala sem embalo, mais solidário, que se entrega na reta final como se fosse disputar um titulo. Um time de fé, empurrado até mentalmente. Gargantas que não se calam tentando fugir da degola e da Sibéria.

E o sofrimento não para. Ou melhor, o sentimento. Desacreditar, como diz o Mano Brown, “nem pensar”.  Eu nuca fui, mas se você é, carregue essas 9 letras com você até o ultimo minuto: A – C – R – E – D – I – T – A -R.

O post Um amor infinito no fundo do poço apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
http://mercadodofutebol.net.br/toco-y-me-voy/um-amor-infinito-no-fundo-do-poco/feed/ 1
O mito inimitável http://mercadodofutebol.net.br/toco-y-me-voy/o-mito-inimitavel/ http://mercadodofutebol.net.br/toco-y-me-voy/o-mito-inimitavel/#comments Thu, 29 Oct 2015 17:17:51 +0000 http://mercadodofutebol.net.br/?p=903 Eu não gosto. Nunca gostei. Eu o admiro de longe, sabe? Guardo para mim. São Paulinos, se a tua glória vem do passado, esse cara, paranaense e narigudo, é responsável pela admiração da futura geração que torcerá pelo seu time. Quando ele em 2005 naquela falta do Gerrard… Que raiva. Eu tinha gritado gol. Quando ele em 2006… […]

O post O mito inimitável apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
Eu não gosto. Nunca gostei. Eu o admiro de longe, sabe? Guardo para mim. São Paulinos, se a tua glória vem do passado, esse cara, paranaense e narigudo, é responsável pela admiração da futura geração que torcerá pelo seu time.

Quando ele em 2005 naquela falta do Gerrard… Que raiva. Eu tinha gritado gol. Quando ele em 2006… Quando ele em 2007… Ah, ele em 2008 e quando ele no centésimo. 100 gols. 100ni. Como é chato encontrar vocês na rua e ouvir “o M1t0”, “O mito tem mais títulos que seu time no século”. É… o currículo é invejável. Mas acima de tudo, a lealdade para com o clube, ah, essa sim é de babar. Rogério é o jogador que mais vestiu a camisa de um time, superando até mesmo Pelé. O cara é bão. Ou vocês acham que alguém enche o saco de jogador meia boca? Quando um time derrota o São Paulo Futebol Clube, lá está ele estampando vários jornais.

Esse homem, que não se contenta com pouco e que treina falta desde 96, tornou vocês insuportáveis. Ele faz parte do “6-3-3”, do “Soberano” e de tudo que sempre estará na memória e na história tricolor.

2015-comemoracao-25-anos-de-rogerio-ceni-m1to-SPFC-TricoloNews

Homenagem aos 25 anos – #M1T025

Levo a tese de que para um fim ser bonito, a trajetória tem de ser bem construída de forma integra. A dele foi e ele merecia acabar de forma melhor. Não, ele não merecia presenciar um escândalo. Ele não merecia ter uma zaga amadora. Não… Mas apesar de tudo, você e nem o próprio clube enxerga alguém com liderança maior do que a dele. Nem o técnico e nem tampouco os últimos presidentes. Vocês pensam “já deu a hora dele”, mas têm ciência da falta do mesmo. É aquele famoso “ruim com ele, pior sem ele”. Ame-o, pois ele escolheu amar a entidade primeiro. O mundo reconhece e sabe quem é Rogério Ceni, graças ao amor do mesmo.

São 25 anos de SPFC. É 1/4 de um século. É uma vida. É, talvez, mais que a sua idade. Ele é o mito inimitável de vocês. 25 anos atrás, o sonho do seu time de coração, era o sonho dele, que posteriormente veio a realizar os sonhos do tricolor. Só vocês o têm. Aquele “ele merece, ele merece” – clichê de programa de televisão – é mais do que válido a ele. Meus sinceros parabéns, Rogério.

O post O mito inimitável apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
http://mercadodofutebol.net.br/toco-y-me-voy/o-mito-inimitavel/feed/ 27
Papo tático http://mercadodofutebol.net.br/toco-y-me-voy/papo-ttico/ http://mercadodofutebol.net.br/toco-y-me-voy/papo-ttico/#respond Mon, 26 Oct 2015 20:33:02 +0000 http://mercadodofutebol.net.br/?p=712   Cheguei para taticar. Para causar. Muito prazer e sejam todos bem-vindos. Já ouviram da expressão “quem sabe faz ao vivo”? a real situação do nosso Brasileiro 2015. Há quem resolva e há os que adotam coitadismo. Querem ver? E no final vocês verão que não conversa de pescador. Dorival Junior, o homem que tem […]

O post Papo tático apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
 

Cheguei para taticar. Para causar. Muito prazer e sejam todos bem-vindos. Já ouviram da expressão “quem sabe faz ao vivo”? a real situação do nosso Brasileiro 2015. Há quem resolva e há os que adotam coitadismo. Querem ver? E no final vocês verão que não conversa de pescador.

Dorival Junior, o homem que tem do DNA do Santos Futebol Clube e o homem do mata-mata. Para quem só analisa resultado, acha que ele se deu bem por ter pego um time já campeão paulista. Tolice. O alvinegro passou por uma série de dificuldades no início deste ano e fez os camaradas darem liga. O Santos não entrava no G4 desde 2010 e, no papel, tem um time jovem, que joga num 4-3-3 de grife com muitas revelações, com um artilheiro veterano que é igual ao vinho (desculpem o clichê).

Oswaldo de Oliveira, ou Oxxxxvaldo, como vocês preferirem é o rei das boas desculpas. Com um clássico – ou arcaico, na minha opinião- 4-5-1 ou o “moderno” 4-2-3-1, a desculpa de sempre de é de time em formação ou falta de peças. E no Palmeiras tinha quase 30, hein? Aliás, quase 30 contratações de Paulo Nobre no ano, e às vésperas do fim do campeonato, o meio de campo é inexistente. Agora, no Flamengo, um time com boas receitas e com redução de contas, tem a zaga medonha, as laterais nem se fala e no meio e ataque, às vezes é possível “dar liga”. Com caô ou sem caô, a arrancada foi freada e o poder de reação do time é nulo.

Em contrapartida, deixo meus elogios ao jovem Roger Machado, que coloca em prática seus 7 anos de estudos, desde que se aposentou até o término do curso de educação física. Roger é da casa e após o fim da passagem de Felipão (que não deixou saudade para os gremistas) fez o time jogar. Com 62,7% de aproveitamento, o Tio Roger levou o Grêmio de “rebaixado” à briga do titulo e possível classificação para libertadores. Isso tudo com um elenco mediano, viu Oswaldo?

Sobre os cursos de capacitações na Europa, vejo como uma necessidade natural. Ser país do futebol, não quer dizer que retrocesso pedir ajuda aos europeus. Nossos técnicos e alguns comentaristas precisam deixar a soberba de lado. Baixar a bolinha. Podemos notar belíssimos trabalhos atualmente. Mesmo sendo um multi-campeão, Tite não mediu esforços para dedicar um ano de constante estudo. O time compacto e leve. Joga no charmosíssimo 4-1-4-1. Todos os seus jogadores marcam e de “econômico” em relação a gols, não tem nada. Mano Menezes e o Dorival, citado ali em cima, também fizeram cursos de capacitação na Europa. Aliás, o Mano um grande formador de bons elencos e em duas oportunidades deixou a casa pronta para o Tite e agora vem arrumando sua casa no Cruzeiro. Indo um pouco mais pra longe, Vagner Mancini, na série B, também  é outro que foi se reciclar e faz bom trabalho no Vitória.

Ah, velha guarda… Por que tanta dificuldade em aceitar o novo e deixar essa zona de conforto? Por que criticar os estudiosos do futebol? Enquanto isso, Tite, Levir, o pupilo de Tite (Roger) e Dorival Junior estão na briga pelo titulo. E no venham me dizer que isso é só coincidência.

Eu sou Vitória Cristina e tenho um nome à taticar. E taticar vem daquilo que mexe com a cabeça de todo mundo. Vem comigo!

O post Papo tático apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
http://mercadodofutebol.net.br/toco-y-me-voy/papo-ttico/feed/ 0