Nomes Memoráveis: Fernandão, o mais valente soldado tricolor.
- Updated: 19 de outubro de 2016
Hoje abrimos uma nova série na coluna Tricolor de Aço aqui no Mercado do Futebol, semanalmente lembraremos de grandes ídolos do passado e também de jogadores que deixaram marcas no presente. O nosso primeiro nome é o do atacante Fernandão, destaque do Bahia na campanha do Brasileirão de 2013.
Quando José Fernando Vianna de Santana desembarcou em Salvador, o momento vivido pelo Bahia não era dos melhores, até por isso sua chegada foi pouco notada e pouco comentada pelos torcedores. Sua estréia foi no esquecível 7×3 goleada sofrida pelo Bahia, os dois gols de Fernandão acabaram apagados pelo resultado, mas ali ele já dava suas primeiras mostras da veia artilheira.
Fernandão já garantia desde o inicio, que compensava sua falta de técnica com muita raça e muitos gols. Dito e certo, era comum vê-lo lutar por todas as bolas, das mais fáceis até aquelas mais complicadas, e os gols surgiam, a maioria deles em momentos vitais, como os jogos contra Náutico e Portuguesa por exemplo, onde o Bahia estava jogando contra adversários diretos contra o rebaixamento e sofrendo para marcar nos jogos, Fernandão então resolveu a parada.
Até mesmo nos momentos em que era criticado e vaiado, Fernandão não perdia a garra. Um exemplo foi no jogo diante do Internacional, onde após ser vaiado e xingando, marcou o gol que garantiu o triunfo tricolor e saiu esbravejando.
O fim da temporada ia chegando e a permanência de Fernandão não era certa. O Bahia até tentou renovar seu contrato junto ao Atlético-PR, clube detentor do seu passe, mas já era tarde. Fernandão deixava o Bahia após somente uma temporada , com direito a homenagem no jogo de despedida diante do Fluminense.
Um ano capaz de marcar seu nome e fazer com que muitos torcedores torçam por seu retorno. Fernandão vestiu a camisa do Bahia 41 vezes, marcado 18 gols. 15 deles no Brasileirão 2013 do qual foi um dos artilheiros. Atualmente Fernandão joga no Fenerbache da Turquia, após grande passagem pelo Bursaspor do mesmo país. O próprio Fernandão diz que o Bahia foi o clube que mais o marcou em sua carreira e que foi no tricolor que ele reencontrou a felicidade.