A hora do Adeus: Ídolo Grafite está de saída do Santa Cruz
- Updated: 9 de dezembro de 2016
Mesmo com o contrato até 2017, Grafite está de saída do Santa Cruz. O jogador não apareceu nos treinos essa semana. A assessoria do clube dizia que ele estava na academia, mas a verdade é que o atleta estava acertado a rescisão do seu contrato e não enfrenta o São Paulo, pela última rodada da Série A, no próximo domingo (11), no Pacaembu.
O presidente do Santa Cruz, Alírio Moraes falou sobre a saída de Grafite: “Tivemos uma reunião ontem. Ele (Grafite), com sua postura correta, ética, cumpridor de seus compromissos, nos comunicou do interesses de outros clubes. Não poderia ter tido outro comportamento”.
O contrato de Grafite, renovado em julho, com duração prevista até dezembro de 2017, tinha como cláusula que permitia a rescisão, caso o Santa não permanecesse na Série A, e algum clube, do Brasil ou do exterior, apresentasse uma proposta vantajosa.
Com a saída de Grafite, o Santa perde mais um ídolo, já que antes Tiago Cardoso foi mais um a deixar o tricolor. Ambos tinham vínculo até o fim de 2017. A diretoria Coral já oficializou a saída de Grafite por meio de seu site oficial.
O ano de 2016 de Grafite foi marcado por conquistas e declarações sinceras de como o clube estava se comportando internamente. No primeiro semestre, o atacante conquistou o Campeonato Pernambucano e o título inédito da Copa do Nordeste. No entanto, na Série A, esteve no rebaixamento à Segunda Divisão do futebol brasileiro com três rodadas de antecedência.
Apesar da queda para a Série B, o ídolo coral é o vice-artilheiro da Primeira Divisão, com 14 gols, ao lado do meia Diego Souza, do Sport Recife, e do atacante William Pottker, da Ponte Preta/SP. Grafite tinha até chance de terminar a competição na artilharia, mas essa possibilidade está descartada pelo fato dele estar fora do último jogo da temporada.
Aos 37 anos de idade, Grafite é o artilheiro do Santa na temporada. Em 56 jogos, marcou 24 gols. Seus números são positivos mesmo tendo passado pelo seu maior jejum na carreira, quando ficou três meses (15 jogos) sem balançar as redes com a camisa coral.
A VOLTA AO SANTA
No ano passado, o centroavante foi repatriado pelo Santa Cruz após nove anos fora do Brasil. Chegou ao Arruda durante a Série B e conseguiu conquistar o acesso para a Primeira Divisão. Com uma recepção calorosa da torcida, mais de sete mil pessoas no Arruda, pousou de helicóptero no estádio e teve a apresentação em moldes europeus. Logo na sua reestreia com a camisa Coral o atacante fez o único gol da partida que deu a vitória ao Santa sobre o Botafogo/RJ por 1X0. Nesse ano Grafite foi eleito Craque do Pernambucano pela Globo Nordeste, além de conquistar os títulos da Copa do Nordeste e o Pernambucano com o Santa Cruz.