81 anos de refundação!
- Updated: 16 de dezembro de 2016
Fala nação são-paulina!
Hoje, 16 de dezembro, é uma data muito especial para o São Paulo Futebol Clube. Alguns consideram como a data de aniversário do clube, entretanto há outros que preferem dizer que o dia 25 de janeiro de 1930 é a verdadeira data de fundação do tricolor paulista. O novo estatuto, recentemente votado e aprovado, oficializa o dia 25 de janeiro de 1930 como a data de fundação. Porém não podemos deixar de lado o dia 16 de dezembro de 1935, dia muito importante na história são-paulina. Vamos entender um pouco melhor?
A data oficial de fundação sempre foi tema muito polêmico dentro do clube e já causou diversas mudanças nos estatutos são-paulinos. O site oficial do tricolor fez uma matéria explicando cada mudança com comentários e vale a pena dar uma olhada para entender que ambas as datas são muito importantes para a instituição. (clique aqui)
Em 25 de janeiro de 1930 nascia o São Paulo Futebol Clube, através de membros dissidentes do Clube Athlético Paulistano e da Associação Athlética das Palmeiras. O preto da Palmeiras somado ao vermelho do Paulistano e ao branco de ambas as equipes deram origem também às cores são-paulinas. O início do tricolor foi de muitas glórias com uma excelente equipe dentro de campo. Comandados por Friedenreich, o tricolor chegou a ser apelidado de “Esquadrão de Aço” e conquistou o campeonato paulista de 1931 com uma vitória por 4×1 sobre o Corinthians em plena Fazendinha.
Mas, devido à problemas políticos, o clube teve que encerrar suas atividades em maio de 1935. Mesmo assim a paixão pelo tricolor não foi em momento algum abandonada pelos torcedores e no dia 16 de dezembro daquele ano foi convocada uma assembleia para as 20h na rua 11 de Agosto, 9-A, com a finalidade de refundar o clube bem amado. Às 19 horas, uma multidão já aguardava ansiosamente o início da reunião em frente ao local combinado.
Exatamente às 20 horas, o Tenente Porphyrio da Paz deu início à assembleia com um discurso que animou todos os tricolores presentes na casa, que tomados por este ânimo discutiram por mais de duas horas o estatuto são-paulino. Após o estudo e aprovação deste, foi iniciada a eleição da primeira nova Diretoria, que levou Manoel Carmo Mecca ao cargo de presidente do clube. Mecca infelizmente não pôde estar presente desde o início da assembleia pois um dia antes havia falecido seu filho. Entretanto, ainda sob luto, compareceu no decorrer da reunião.
Por volta de meia noite foi finalizada a sessão com muita emoção, palmas, e “vivas” para o clube que se refundara. A paixão e coragem dos torcedores são-paulinos fizeram com que a entidade que tanto amavam renascesse do zero naquele 16 de dezembro de 1935. E é por isso que o dia de hoje é tão especial. Se o dia 25 de janeiro é o dia de fundação, o Natal são-paulino, podemos dizer que o dia 16 de dezembro é a refundação, a Páscoa do time, cujas glórias vêm do passado desde Friedenreich, chegam ao presente com Rogério Ceni e persistirão no futuro com as jóias das categorias de base.
Parabéns São Paulo Futebol Clube pelos 81 anos de refundação. Nós te amamos!
Abçs, Guilherme Goya
Twitter: @Gui__Goya