Com conceitos modernos, Majestoso promete ser um jogão!
- Updated: 11 de junho de 2017
Hoje é dia de Majestoso! O São Paulo vai à Itaquera enfrentar o Corinthians nesta tarde de domingo. A bola irá rolar às 16h para um jogo que promete ser muito bom e muito estudado taticamente, mesmo com os desfalques para ambos os lados.
Rogério Ceni parece ter encontrado um sistema de jogo que dá mais segurança defensiva para o tricolor paulista. O 3-4-3, que já foi testado no começo da temporada, vem trazendo bons resultados até aqui, principalmente no quesito gols sofridos. O São Paulo, junto com o Coritiba, é o time que menos tomou gol até aqui (2 em 5 rodadas). Apesar de não apresentar um futebol bonito, a equipe está conseguindo bons resultados dentro do Morumbi. Fechamos a casinha, como se diz na gíria futebolística, para aparar os erros que vínhamos cometendo e assim espantamos um pouco da crise que rondava o CT da Barra Funda. Porém, os 3 pontos não vieram nos jogos como visitante, mesmo que a equipe tenha feito atuações razoáveis.
O Corinthians, visto como favorito, vem invicto na competição e surpreendendo quem não acreditava no elenco e no técnico Fábio Carille. Dono de uma organização tática muito sólida, o time alvinegro tem como marca principal os contra-ataques letais, com a velocidade de Marquinhos Gabriel, a inteligência do ex-tricolor Jadson, o lateral Arana, o líder de assistências da equipe, e principalmente a boa fase do centroavante Jô. Entretanto, assim como nós, eles vêm desfalcados para o clássico por conta dos amistosos da seleção: Fagner e Rodriguinho, também peças chave no sistema de Carille, não jogam hoje. Com isso, o volante reserva Paulo Roberto jogará improvisado na lateral direita e é aí que o tricolor deve aproveitar para sair com um bom resultado de Itaquera.
Como foi dito anteriormente, o sistema defensivo tricolor melhorou muito. Mesmo com a ausência de Rodrigo Caio no jogo passado, a defesa deu poucos sustos na torcida. Maicon segue firme, sem erros bobos; Lucão apesar de algumas falhas, que parecem ter mais a ver com o lado emocional do que técnico, tem feito boas partidas até aqui e o jovem Militão é a grata novidade do time, fazendo ótimas atuações sempre que foi chamado, sendo que no último jogo (seu primeiro como titular) parecia um veterano comandando a zaga são-paulina. Além do trio de zagueiros, contamos com os desarmes perfeitos de Jucilei na volância.
Marcinho será peça fundamental para explorar eventuais “buracos” deixados na zaga alvinegra por Guilherme Arana, lateral que sai muito para o jogo. Curiosamente, ambos jogaram juntos nas categorias de base corintiana. Além dele, seja o recém chegado Maicosuel ou Thomaz, quem jogar pelo lado esquerdo do ataque tricolor deverá partir pra cima do improvisado Paulo Roberto e de Balbuena, zagueiro paraguaio que volta de lesão depois de ficar três jogos fora. O principal ponto fraco da equipe do Corinthians pode ser ali e Rogério deverá explorar isso com os pontas e as subidas de Junior Tavares.
O Majestoso desse domingo promete ser uma excelente partida. Carille e Rogério são dois treinadores jovens e com conceitos de jogo modernos, que podem acrescentar ainda mais ao futebol brasileiro. Mesmo tendo um adversário difícil, há maneiras do São Paulo sair vitorioso deste Majestoso e quebrar a invencibilidade do rival. A missão é essa e assim colaremos cada vez mais na parte de cima da tabela.
Relacionados para a partida:
Goleiros: Renan Ribeiro, Sidão e Denis
Laterais: Bruno, Edimar e Junior Tavares
Zagueiros: Lucão, Lugano, Douglas e Maicon
Volantes: Éder Militão, Thiago Mendes e Jucilei
Meias: Maicosuel, Cícero, Thomaz, Shaylon e Lucas Fernandes
Atacantes: Lucas Pratto, Gilberto, Wellington Nem, Léo Natel e Marcinho
Vamos, São Paulo!
Abraços, Guilherme Goya
Twitter: @Gui__Goya