Dorival é o novo comandante tricolor!
- Updated: 5 de julho de 2017
Foram necessários apenas dois dias para o São Paulo FC definir o substituto de Rogério Ceni no cargo de treinador. Trata-se de Dorival Junior, que há cerca de um mês deixou o Santos.
Logo na segunda-feira, dia em que foi anunciada a demissão de Ceni, a diretoria se reuniu às pressas para definir quem seria o favorito ao cargo de treinador. Na terça-feira, Vinicius Pinotti foi até Florianópolis para conversar com aquele que seria o novo técnico são-paulino.
No final da tarde desta quarta-feira, o presidente anunciou em seu Twitter (triste que só apareça por lá nessas horas) a contratação de Dorival Junior.
Dorival traz consigo uma comissão que conta com seu filho, Lucas Silvestre, que atuará como auxiliar, o preparador físico Celso Resende e o analista de desempenho Leonardo Porto. Todos estavam no Santos em seu último trabalho. Inclusive alguns responsabilizam Lucas Silvestre por um certo desgaste entre a comissão técnica e o elenco santista. Por outro lado, o filho de Dorival faz um trabalho interessante na gestão dos treinamentos das equipes. Segundo o treinador, foi Lucas quem repensou toda a forma da comissão técnica trabalhar, trazendo novos conceitos de jogo.
Dorival, claro, é um bom treinador. Entretanto não podemos achar que é o salvador da pátria, ainda mais com uma diretoria tumultuada como a nossa. Dirigiu grandes clubes do futebol nacional e teve grande destaque pelo Santos, em suas duas passagens. Na primeira, em 2010, foi campeão estadual e campeão da Copa do Brasil. Já na segunda, em 2015, pegou a equipe santista em um momento semelhante ao nosso, na zona de rebaixamento, e a levou até a 6.ª colocação do campeonato nacional.
Porém nem tudo são flores nos trabalhos de Dorival. Em passagem pelo Palmeiras em 2014, também em um ambiente conturbado, lutou até a última rodada para não ser rebaixado. Também assumiu o clube alviverde brigando contra a zona da degola.
Uma das maiores qualidades do novo treinador são-paulino é saber utilizar bem os jogadores das categorias de base. Seus trabalhos no Santos são provas claras disso. Com o grande número de jovens atletas de Cotia no elenco, Dorival parece ser o nome certo para fazer a transição “base-profissional”. Porém resta saber se os garotos ficarão o tempo necessário para isso, ou se serão vendidos precocemente, como David Neres, Lyanco e Luiz Araújo.
Aliás, a grande dúvida sempre será: A diretoria dará tempo e condições de trabalho para o treinador? Ou fará como na curta passagem de Rogério Ceni?
Dorival assume o comando da equipe apenas na segunda-feira, após o clássico contra o Santos. Isso acontece por conta de um problema de saúde em sua família. Enquanto isso, Pintado será o interino, auxiliado pelo técnico da equipe sub-20, André Jardine.
Seja bem-vindo, Dorival! A torcida tricolor irá apoiá-lo. Enquanto o São Paulo Futebol Clube não acha a direção certa, vamos torcendo por melhores resultados dentro de campo.
Abraços, Guilherme Goya
Twitter: @Gui__Goya