Há 11 anos o São Paulo conquistava o mundo pela terceira vez
- Updated: 18 de dezembro de 2016
Ser campeão do mundo é uma tarefa difícil, conquistar o mundo por 3 vezes é um feito para poucos. O único clube brasileiro da atualidade que já conseguiu este feito é o São Paulo Futebol Clube.
Em plena manhã de domingo, mais precisamente dia 18 de dezembro de 2005, os são paulinos acordaram bem cedo. Foram correndo ligar a televisão para acompanhar algo que ocorria do outro lado do mundo, no Estádio Internacional de Yokohama, no Japão. Era a final do Mundial Interclubes daquele ano. O Tricolor do Morumbi, que havia ganhado a Libertadores daquele ano, enfrentaria nada mais nada menos que o Liverpool, que havia se sagrado campeão da UEFA Champions League de 2005.
O favoritismo era claro para o lado inglês, já que o Liverpool possuía um plantel recheado de grandes nomes, como Steven Gerrard e o técnico Rafael Benítez. Já o São Paulo tinha um elenco humilde, porém compacto e decidido a buscar aquela taça.
Dentro de campo a história foi um pouco diferente. O São Paulo se impôs dentro das quatro linhas, tomou a iniciativa do jogo e aos 27 minutos do primeiro tempo mudou completamente o cenário daquele campeonato. Aloísio passa a bola com classe para Mineiro, que por sua vez corre sozinho em direção à área e toca com maestria na saída do goleiro Pepe Reina, 1 à 0 para o Tricolor do Morumbi. Este gol não só deu a taça do Mundial ao São Paulo, como também encerrou uma sequência de 1.041 minutos sem tomar gol do Liverpool.
Porém o restante da partida não foi fácil para o torcedor do Morumbi. O Liverpool criou diversas oportunidades, uma delas ficou na memória do são paulino até hoje. Foi aquela defesa memorável do Rogério Ceni na cobrança de falta de Steven Gerrard, onde o goleiro saltou e conseguiu desviar a bola quase na forquilha.
Mas com toda pressão do time inglês o São Paulo lutou até o fim e arrancou o grito da garganta de toda torcida Tricolor. O Tricolor conquistava o mundo pela terceira vez, pintava o mundo inteiro de vermelho, preto e branco novamente.
Parabéns São Paulo Futebol Clube, há 11 anos sendo o único clube brasileiro com três títulos mundiais.