- Jogo de gente grande! São Paulo é o proximo adversário na Copa do Brasil
- Entrevista com o zagueiro Diego Jussani, do Guarani
- Santos vence e assume a liderança no grupo 2
- Pós-jogo Grêmio X Brasil de Pelotas
- Santos terá casa cheia e time quase completo na Libertadores
- Palmeiras enfrenta Jorge Wilstermann pela Libertadores
Sem moleza! São Paulo enfrentará o Cruzeiro na Copa do BR
- Updated: 17 de março de 2017
Nação tricolor,
Nesta sexta feira, às 14h30min o São Paulo conheceu, através do sorteio realizado na CBF, seu adversário na quarta fase da Copa do Brasil 2017. E vem pedreira por aí! Reeditando a final de 2000, o tricolor enfrentará o Cruzeiro. O jogo de ida será em São Paulo e o de volta em Minas Gerais. As datas reservadas para as partidas são as das semanas de: 5, 12 e 19 de Abril.
São Paulo x Cruzeiro é um dos confrontos mais pesados do Brasil. Dois verdadeiros gigantes do futebol brasileiro. São 5 Libertadores e 10 Brasileirões em campo. Além disso, há grandes jogos marcantes entre as duas equipes e com certeza o torcedor tricolor lembrará de alguns especiais.
Pelo Brasileirão, há dois confrontos especiais para a torcida são-paulina e ambos aconteceram em BH. Como esquecer do dia 20/08/2006? Data em que Rogério Ceni tornou-se o maior goleiro artilheiro da história, com 64 gols, ultrapassando Chilavert. Naquele dia, o jogo terminou em 2×2, dois gols do M1T0, que ainda pegou um pênalti. Outro confronto foi em 2013, ano complicado para o São Paulo. Vínhamos muito mal no campeonato, em 16º lugar a apenas 1 ponto da zona de rebaixamento. O jogo válido pela 28ª rodada era contra o líder Cruzeiro, que contava com números impressionantes no Mineirão: 20 vitórias e 1 empate. Muitos já davam a derrota como certa, porém a equipe dirigida por Muricy Ramalho contou com uma partida incrível de Paulo Henrique Ganso e venceu por 2×0, gols de Reinaldo (O KING!) e Douglas (O DOUG!). Foi o início da reviravolta da equipe, que acabaria em 9º lugar no campeonato.
Em Libertadores, o duelo pelas quartas-de-final em 2010 sempre será lembrado. Um ano depois de ser eliminado pelo mesmo Cruzeiro, na mesma competição, o time comandado por Ricardo Gomes foi ao Mineirão e surpreendeu a raposa. Em noite inspirada de Rogério Ceni, Hernanes e o estreante Fernandão, o São Paulo venceu por 2×0, com gols de Dagoberto e do Profeta. No jogo de volta, o tricolor repetiu o placar no Morumbi e carimbou a vaga nas semis.
Além do lado histórico, São Paulo x Cruzeiro prometem fazer dois grandes jogos pelo que apresentam neste início de temporada. Rogério Ceni tem implantado cada vez mais o seu estilo de jogo na equipe tricolor e, apesar de faltar alguns ajustes, principalmente na parte defensiva, empolga o torcedor pelo futebol ofensivo, intenso e colaborativo. Mano Menezes vem fazendo o mesmo na equipe cruzeirense. Com um meio-campo forte, a raposa também joga um futebol envolvente e com um poder de ataque muito grande. São duas equipes com estilo de jogo parecido, apesar da diferença entre os treinadores (Mano já bem experiente e Rogério estreante).
Para ficar de olho:
Como foi dito, a equipe cruzeirense tem um dos melhores meio-campo do país. Ariel Cabral e Henrique são dois volantes que sabem marcar e têm uma excelente saída de bola. Por isso, é comum ver o time de Mano Menezes utilizando a “saída de três”, com um dos volantes entre os zagueiros para iniciar as jogadas. Um pouco mais adiantados jogam o trio veloz e cerebral: Robinho, Thiago Neves e Arrascaeta. São jogadores que se movimentam muito, inclusive trocando de posição com a referência, Rafael Sóbis, que também não é de ficar parado dentro da área esperando a bola chegar. Será importante Rogério Ceni ter o elenco completo, principalmente seus jogadores de meio para tentar anular este setor cruzeirense.
Como podemos ver, será um jogo duríssimo. Se pudéssemos escolher algum adversário nesta quarta fase de Copa do Brasil, com certeza não seria o Cruzeiro. Assim como eles não escolheriam enfrentar o tricolor. Porém, a escolha é impossível, o sorteio já foi feito e se realmente quisermos buscar o único título que nos falta, precisaremos passar pelos grandes também. A presença da torcida são-paulina fará a diferença! Nada como uma noite de quarta-feira no Cícero Pompeu de Toledo! Vamos São Paulo!
Abçs,
Guilherme Goya
Twitter: @Gui__Goya