Vai começar a “Era Rogério Ceni”! Pré jogo: SPFC x River Plate.
- Updated: 19 de janeiro de 2017
Nação são-paulina,
Hoje, 19/01, finalmente veremos o São Paulo de Rogério Ceni em campo! Após longas semanas de espera, o tricolor vai estrear oficialmente em 2017 em partida contra o River Plate às 22h, pela Florida Cup. É difícil especular qual será o time titular, ou então a formação tática, já que o próprio Rogério afirmou haver disputas em todas as posições, do gol ao ataque. Porém o que podemos garantir, com base no que foi noticiado sobre os treinos, é que veremos um time compacto, moderno e com muita vontade de ganhar, característica marcante do nosso M1t0.
Durante a preparação na cidade de Bradenton, a equipe fez dois jogos treinos, contra Sarasota FC e Boca Raton, e em ambos venceu com tranquilidade: 9×1 e 9×2, respectivamente. Nas duas partidas, o técnico Rogério Ceni colocou sua equipe em um 3-4-3, variando em algumas ocasiões para o 4-3-3, o que mostra que o “novo São Paulo” não ficará preso a um único sistema de jogo. Até por isso, Rogério diz que gostaria de contar com atletas que atuem em mais de uma posição, como Rodrigo Caio, Cícero, Wesley, Buffarini, Chávez, entre outros jogadores, assim, seria possível alterar o sistema de jogo durante a partida sem fazer substituição alguma.
Os treinamentos de Rogério foram muito elogiados pelos jornalistas que acompanham o tricolor na Florida e principalmente pelos jogadores, que têm se esforçado muito para se adaptarem ao novo estilo. São treinos em tempos mais curtos, porém com intensidade elevada. A equipe é dividida em duas partes, um grupo fica com os estrangeiros Michael Beale e Charles Hambert, enquanto o outo trabalha com Rogério Ceni. Dessa forma, os atletas praticam mais vezes os exercícios. Além disso, durante toda a preparação nos EUA, a equipe não repetiu treino algum. Todos os dias, Rogério e Michael reúnem-se para analisar e estudar quais treinamentos utilizarão no dia seguinte.
Como já disse anteriormente, é difícil esboçar um time titular devido às disputas em todas as posições. Rogério já disse que vê até 18 atletas brigando por vaga. Porém vamos tentar esboçar um 3-4-3, que foi a principal formação utilizada nos treinos:
No gol, Sidão deve ganhar a disputa com Denis pela vantagem de jogar melhor com os pés. Na linha de três zagueiros, Maicon e Rodrigo Caio são titulares absolutos, enquanto a briga pela terceira vaga fica entre Breno e Lugano, tendo o primeiro uma ligeira vantagem. Thiago Mendes e Araruna, que foi muito elogiado por Ceni, devem ser a dupla titular de volantes contra os argentinos. Wesley e Bruno brigam pela ala direita, e devido à possibilidade de atuar em várias posições, Wesley sai em vantagem. Buffarini será deslocado para a ala esquerda, já que fez boas partidas nesta posição em 2016. No ataque, Cueva, um dos destaques de 2016, e Neílton , recém-contratado, devem ser os titulares pelas pontas e Chávez, El Comandante, continuará atuando como nosso centroavante.
Wellington Nem e Cícero podem ser titulares no decorrer da temporada, mas hoje estão fisicamente abaixo dos demais, por isso devem começar a Florida Cup no banco de reservas. Ainda temos como boas opções o volante Wellington e os garotos de Cotia, que se destacaram nos jogos-treinos: Junior Tavares é uma excelente sombra para Buffarini pelo lado esquerdo; Luiz Araújo tem potencial para brigar por uma vaga no ataque; e principalmente o recém-promovido Shaylon, que foi uma das principais surpresas e agradou a todos no período de preparação, pode armar as jogadas pelo meio-campo ou ainda atuar pelas pontas.
É importante lembrar que, antes de tudo, a Florida Cup será utilizada para Rogério fazer o máximo possível de testes para chegar com um time mais ajustado no começo do Campeonato Paulista. Portanto, uma derrota contra o River não é o fim do mundo, será apenas o primeiro teste. É possível ainda que o São Paulo entre com dois times totalmente diferentes nos dois tempos do jogo, como foi feito nos jogos-treinos. Dessa forma, será possível avaliar um número maior de jogadores.
Resta esperar até as 22h, para nossa ansiedade enfim terminar. A “Era Rogério Ceni” começa hoje, prometendo um time moderno, comunicativo e, principalmente, competitivo, características do atual técnico e sempre ídolo da torcida tricolor. Vamos São Paulo! E que 2017 seja um ano de ascensão da camisa mais pesada do Brasil, começando com uma vitória sobre os argentinos.
Abçs, Guilherme Goya.
Twitter: @Gui__Goya