Especulações e contratações no Santos
- Updated: 16 de dezembro de 2015
A temporada acabou, campeões, rebaixados e vagas às competições estão definidas e agora, férias! Apenas para os jogadores, pois para os empresários e diretores dos clubes, a disputa agora é intensa. Especulações, sondagens aparecem a todo momento. Contratações finalizadas, nem tanto, e essa é a tônica do mês de dezembro e o início de janeiro, todos os anos. E no Santos, não poderia ser diferente.
No Santos, a principal “contratação” no momento, é a compra dos direitos federativos do meia Marquinhos Gabriel, junto ao Al Nassr, onde o Peixe, exercendo a preferência de compra, enviou um representante do clube para acertar os detalhes da negociação, que gira em torno de R$ 15 milhões de reais, e terá ajuda de investidores para alcançar tal valor. Na parte das renovações, a que está com maior dificuldade é do zagueiro Gustavo Henrique, que já aconteceram algumas tentativas, e nada de acordo. Reforço de menos destaque, mas já está certo, Ronaldo Mendes deixou o ABC de Natal e assinou com o Peixe para a próxima temporada.
Vários nomes estão sendo na mira do Peixe. Para o ataque, são expeculados Oswaldo, Richarlison, Henrique Almeida e Hernani Brocador, para ser “sombra” do artilheiro Ricardo Oliveira, além de Robinho, que como acontece todos os últimos anos, quando abre a janela de transferência, seu nome sempre é ventilado à voltar Vila. No meio campo, Paulo Henrique Ganso pode voltar e é bem visto seu retorno com bons olhos pelo treinador Dorival Jr. e Régis do Sport, também é outra possibilidade.
Pelo setor defensivo, com a grave contusão de David Braz, Werley deve ter seu contrato prorrogado, mesmo não sendo unanimidade da diretoria. Gum (Fluminense), Cleber (Hamburgo/ALE), Kadú (Atético/PR), Bressan (Grêmio) e Pedro Geromel (Grêmio) são nomes pretendidos pela diretoria e estão em negociação.
Além das sondagens e possíveis contratações, o time terá a volta de vários atletas, como Thiago Ribeiro (Atlético/MG), Leandro Damião (Cruzeiro) (que briga judicialmente para se desligar do clube e causar o maior prejuízo da história santista), Lucas Crispim, Rafael Galhardo (Grêmio) e Alan Santos (Coritiba).
Se vários vão chegar, outros também irão sair. Nilson encabeça as saídas, marcado pelo gol perdido na final da Copa do Brasil, Gabigol é pretendido pelo Paris Saint Germain, Geuvânio pode ter seu passaporte carimbado na China, para atuar no Tianjin Songjiann, time da segunda divisão chinesa, comandado pelo treinador brasileiro Wanderley Luxemburgo, Thiago Maia pode ir para o Juventus da Itália e Chiquinho deve ir para o Flamengo. Thiago Ribeiro é outro que pode ir para na China e render um bom retorno financeiro ao Santos e também ao Atétlico/MG. Outros jogadores que devem sair, ainda sem destino definido são: Leandro (atacante), Marquinhos (meia), Valência (volante), Gabriel Gasparotto (goleiro), Leonardo (zagueiro), Neto Berola (atacante) e Ledesma (volante).
OPINIÃO: Com a crise financeira que todos os times vivem, em especial o Santos, não adianta esperar contratações badaladas. A diretoria deve-se voltar à contratações pontuais, até para não inflacionar o próprio elenco e mais uma vez olhar para seu maior tesouro; a categoria de base, que nos últimos anos revelou diversos talentos. O ano passado, apresentou Thiago Maia, Zeca, Daniel Guedes e Gustavo Henrique, que hoje são do elenco principal e a exceção do Daniel Guedes, são titulares. Hoje, o Santos precisa de contratar um zagueiro, um meia ofensivo e um atacante. Acertando nas contratações e contando com a base, o time poderá fazer uma boa temporada em 2016 e chegar aos títulos e competições internacionais em 2017.