Mais uma vez, 87 é nosso!
- Updated: 18 de abril de 2017
O Sport Club do Recife permanece campeão brasileiro de 1987! O Flamengo apresentou um recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF), reivindicando uma conquista legítima que pertence ao Leão da Ilha, e mais uma vez, foi negado, O Brasileiro de 1987 continua tendo o Sport como campeão legítimo.
Em 4 de março de 2016, o Flamengo teve o pedido negado novamente e foi dado como caso encerrado, mas não desistiu, após 30 anos depois do título.
Por 3 votos a 1, a Primeira Turma do STF, declarou o Sport como verdadeiro campeão de 1987. O caso estava parado desde agosto do ano passado, após o ministro Luis Roberto Barroso pedir para suspender o julgamento. Ele votou para que o título fosse dividido entre os dois clubes. Marcos Aurélio Mello, relator do caso e flamenguista, votou contra o recurso de seu time de coração. Os ministros Alexandre de Moraes e Rosa Weber também votaram contra o recurso do Flamengo. O ministro Luiz Fux não votou pois seu filho é advogado do clube carioca na ação.
O presidente do Sport, Arnaldo Barros, comemorou mais uma vitória contra o clube carioca. “Era uma pretensão esdrúxula do Flamengo. Queriam afrontar a coisa julgada que é protegida constitucionalmente. Desejavam subverter as decisões que ocorreram inclusive no STF para fazer valer um acordo, um conchavo político que tinha havido anteriormente. Mas o STF soube rechaçar e colocar em ordem os valores institucionais”
O clube carioca informou que iria aguardar a publicação da decisão para avaliar se cabe um novo recurso.