Vamo Jaconero – Mercado do Futebol http://mercadodofutebol.net.br Somos Apaixonados por Futebol Fri, 25 Nov 2016 15:24:27 +0000 pt-BR hourly 1 #?v=4.6.1 101352491 O Jogo da Década http://mercadodofutebol.net.br/vamo-jaconero/o-jogo-da-decada/ http://mercadodofutebol.net.br/vamo-jaconero/o-jogo-da-decada/#respond Fri, 30 Sep 2016 13:29:53 +0000 http://mercadodofutebol.net.br/?p=24057 Era 2007, o ano em que o Juventude encerraria sua longa passagem de 13 anos consecutivos pela divisão de elite do futebol nacional, o time que chegou a ficar conhecido Brasil afora pela alcunha de “Highlander da série A” por manter-se firme e forte dentre os principais clubes do país acabaria finalmente rebaixado juntamente com […]

O post O Jogo da Década apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
Era 2007, o ano em que o Juventude encerraria sua longa passagem de 13 anos consecutivos pela divisão de elite do futebol nacional, o time que chegou a ficar conhecido Brasil afora pela alcunha de “Highlander da série A” por manter-se firme e forte dentre os principais clubes do país acabaria finalmente rebaixado juntamente com Paraná, América/RN e o poderoso Corinthians.

Era o início de sucessivas catástrofes, péssimas administrações do clube aliadas ao descaso geral que partia da imprensa gaúcha, afinal não era interesse que houvesse uma terceira força a se combater nos pampas, foram levando o Juventude cada vez mais ao fundo do poço. Em 2008 ainda como um respiro, o Juventude fez razoável campanha na série B, terminando na 8ª posição a 7 pontos do acesso.

Após isso a coisa começou a ficar realmente feia, em 2009 o Juventude conheceria o pior capítulo até então de sua história centenária, sentiria o amargo paladar de ser rebaixado à terceira divisão nacional. Mas a tragédia não pararia por aí, no ano seguinte, em 2010, aconteceria o inacreditável, o catastrófico rebaixamento à um limbo de clubes chamado série D, a QUARTA divisão nacional, ficando pela primeira vez na história atrás de seu rival local, a SER Caxias, que havia permanecido na série C.

Matéria: Site Globo Esporte

Matéria: Site Globo Esporte

Foto: Maurício Vieira

Foto: Maurício Vieira

Como assim? O Juventude campeão do Brasil jogando a quarta divisão? Exato! E como foi difícil a readaptação de realidade. Havia quem achasse que seria barbada jogar a série D, porém foram necessários os campeonatos de 2011, 2012, para que somente em 2013 viesse o sonhado acesso e a retomada do caminho, com jogos épicos contra Londrina e Metropolitano, e com um Lisca Doido a beira do gramado.

Foto: Juan Barbosa

Foto: Juan Barbosa

Chegamos assim novamente à série C, onde em 2014 o Juventude ficou de fora do mata-mata do acesso por mísero 1 pontinho, ou em 2015 que seria ainda mais cruel, empatando com o quarto colocado em pontos, vitórias, saldo de gols e ficando de fora no quarto critério de desempate, por 1 mísero gol feito a menos.

Já estamos em 2016, e como já é de costume, dessa vez não iria ser mais fácil. Depois de perder preciosos pontos dentro de seus domínios o Juventude precisou buscar fora de casa, na última rodada, uma vitória contra o Mogi Mirim. Com participação fenomenal do arqueiro alviverde Elias, o Ju garantiria a vitória por 1×2 em terras paulistas. Mas não bastava ganhar, para classificar necessitava que o Ypiranga não vencesse o Guarani em Erechim, e o verde do Guarani ajudou o verde do Juventude, segurando um empate em 2×2 no Colosso da Lagoa e deixando dessa vez aquele mísero pontinho a favor do Juventude, estávamos classificados finalmente para o mata-mata do acesso.

Mas o adversário será o Fortaleza, time cascudo, de tradição, com uma gigantesca torcida. O Fortaleza caiu juntamente com o Juventude em 2009 para a série C, e ali permaneceu até os dias atuais, clube e torcida estão sedentos pelo acesso e restauração da sua dignidade perante o Brasil, tal qual o Juventude.

O histórico entre os clubes favorece o tricolor nordestino, que venceu 4 vezes contra 2 dos gaúchos, além de outros 4 empates, todos jogos pela série A ou B, na última partida em 2009 o Juventude impôs 2×0 no estádio Alfredo Jaconi em Caxias do Sul.

Foto: Porthus Junior

Foto: Porthus Junior

Dito isso senhoras e senhores, resta saber que o embate irá ter início na próxima segunda-feira (03) às 19h15, o Fortaleza terá de vir visitar a fortaleza alviverde conhecida por Alfredo Jaconi, e nesse estádio de tantas glórias e conquistas o Juventude tentará dar prosseguimento à sua recuperação perante sua torcida e seu país, o time de Antônio Carlos está maduro, fez jogo de iguais com um dos melhores times do Brasil, o Atlético Mineiro pela Copa do Brasil, mas tem de entender (e eu acho que está entendendo) que o jogo de segunda envolve contornos muito mais dramáticos. Não resta dúvidas de que será o jogo da década para ambas equipes.

Jaconero, agora é contigo, vá ao estádio e apoie o seu time do início ao fim.

Arte: Site Oficial do E. C. Juventude

Arte: Site Oficial do E. C. Juventude

Que os jogos comecem.

Saulo Morés

O post O Jogo da Década apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
http://mercadodofutebol.net.br/vamo-jaconero/o-jogo-da-decada/feed/ 0 24057
Tudo Está em Aberto Juventude http://mercadodofutebol.net.br/vamo-jaconero/tudo-esta-em-aberto-juventude/ http://mercadodofutebol.net.br/vamo-jaconero/tudo-esta-em-aberto-juventude/#respond Thu, 29 Sep 2016 15:29:46 +0000 http://mercadodofutebol.net.br/?p=24001 Por volta das 21h30 de ontem (28) o Juventude saía derrotado do campo de jogo em Minas Gerais, porém o sentimento único entre clube e torcida era o mesmo, satisfação. Com seis desfalques, a equipe gaúcha realizou uma partida de encher os olhos, enfrentava um dos times mais temidos na atualidade brasileira, o Atlético Mineiro […]

O post Tudo Está em Aberto Juventude apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
Por volta das 21h30 de ontem (28) o Juventude saía derrotado do campo de jogo em Minas Gerais, porém o sentimento único entre clube e torcida era o mesmo, satisfação.

Com seis desfalques, a equipe gaúcha realizou uma partida de encher os olhos, enfrentava um dos times mais temidos na atualidade brasileira, o Atlético Mineiro pela ida das quartas de final da Copa do Brasil, e mesmo assim fez jogo de igual para igual. Com um início de jogo muito estudado não se tinha uma dinâmica estabelecida, o Atlético avançava suas linhas em tentativas ofensivas sem assustar o goleiro Elias, enquanto o Juventude espanava a bola e procurava seus jogadores de meia cancha para que pudesse articular um contra ataque.

Aos poucos a bola começou a ficar mais no chão, e na primeira vez que Lucas Pratto conseguiu sucesso em uma ofensiva veio o gol atleticano. O camisa 9 da seleção argentina colocou a pelota no chão, passou em velocidade por dois marcadores ainda próximo a linha de meio campo quando então fecharam outros quatro a sua frente, o atacante conseguiu achar um passe para Carlos César invadir a área pela direita e cruzar rasteiro para trás onde Pratto já estava posicionado para só empurrar para as redes.

Mesmo com o gol a equipe esmeraldina conseguiu suportar a pressão atleticana e antes mesmo do final do primeiro tempo conseguiu dois lances claros para empatar o jogo, uma bela triangulação pelo forte lado esquerdo ofensivo que culminou com um chute de Roberson explodindo na trave, e um chute de fora da área do lateral Pará com um daqueles efeitos “procurantes” proporcionando a Victor sair como herói do primeiro tempo.

Foto: Arthur Dallegrave

Foto: Arthur Dallegrave

Já no início do segundo tempo o Juventude mostrou que não tinha viajado à Minas apenas pra comer pão de queijo, em uma jogada dessa vez pelo lado direito, Roberson encontrou Wallacer em posição parecida com a de Pratto no gol atleticano, o meia mandou na rede, porém pelo lado de fora, rente a trave esquerda defendida por Victor.

Na metade do segundo tempo, Carlos César levou seu segundo cartão amarelo e foi pro chuveiro mais cedo (havia levado o primeiro uns 6 minutos antes), com um homem a mais em campo o Juventude passou a dominar as ações do jogo, Antônio Carlos que já havia colocado Vidal em campo no lugar de Roberson, lançou Caprini no lugar de Neguete, aliás, Neguete que não deixou Robinho respirar no jogo. Com maior volume as chances foram aparecendo, porém o contra ataque agora era alvinegro, que por vezes levou perigo ao gol de Elias, quase sempre em bolas que passavam por Lucas Pratto.

Foto: Arthur Dallegrave

Foto: Arthur Dallegrave

O apito final soou, a vitória era atleticana, mas mais uma vez o Juventude mostrou que não existe essa história de “time de série C” quando o assunto é copa, o furo sempre é mais embaixo, a decisão agora fica para o dia 19/10 em “La Jaconera”, o caldeirão vai ferver novamente. A vaga na semi queridos leitores, segue sim em aberto. E o Juventude segue seu processo de readmissão do RESPEITO.

Agora tudo é acesso!

Saulo Morés

 

O post Tudo Está em Aberto Juventude apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
http://mercadodofutebol.net.br/vamo-jaconero/tudo-esta-em-aberto-juventude/feed/ 0 24001
Atlético/MG x Juventude (Copa do Brasil) http://mercadodofutebol.net.br/vamo-jaconero/atleticomg-x-juventude-copa-do-brasil/ http://mercadodofutebol.net.br/vamo-jaconero/atleticomg-x-juventude-copa-do-brasil/#respond Tue, 27 Sep 2016 17:52:42 +0000 http://mercadodofutebol.net.br/?p=23808 Nesta quarta-feira (28) o Atlético/MG receberá o Juventude em jogo de ida válido pelas quartas de final da Copa Continental do Brasil 2016. A escalação das equipes está cercada de mistérios, tendo em vista que o objetivo principal de ambas é o Campeonato Brasileiro, estando o Atlético focado na briga pelo título da primeira divisão […]

O post Atlético/MG x Juventude (Copa do Brasil) apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
Nesta quarta-feira (28) o Atlético/MG receberá o Juventude em jogo de ida válido pelas quartas de final da Copa Continental do Brasil 2016.

A escalação das equipes está cercada de mistérios, tendo em vista que o objetivo principal de ambas é o Campeonato Brasileiro, estando o Atlético focado na briga pelo título da primeira divisão e o Juventude focado no acesso à segunda.

Mas isso com certeza não quer dizer que os clubes vão aliviar no embate pela copa, os quase 20 mil ingressos já vendidos mostram que a torcida também não quer saber de priorizar competição, provavelmente as duas equipes escalarão o que tem de melhor dentro do possível, analisando recuperação de condicionamento físico dos atletas.

Pelo lado alvinegro Marcelo Oliveira já disse que irá colocar força máxima em campo, lembrando que não terá a presença do atacante Fred pois o jogador já disputou essa edição da Copa do Brasil pelo Fluminense. Mas há de se destacar o estrelado elenco do galo, de nomes pesados como Robinho (campeão da Copa América e duas vezes da Copa das Confederações), Lucas Pratto (atacante titular da seleção argentina), Douglas Santos (campeão olímpico) dentre outros.

Já o Juventude também relacionou o que possuía de melhor, ficando obrigatoriamente de fora os meias Felipe Lima e Lucas por estarem se recuperando de lesões, além do experiente zagueiro Anderson Marques que não pode jogar por já ter disputado a copa pelo Red Bull Brasil.

O discurso no Juventude é de muito respeito ao galo mineiro, sabe bem a dificuldade do jogo, Antônio Carlos tentará implantar seu sistema de forte marcação com saídas rápidas em contra-ataques, estilo de jogo que deu muito certo contra o São Paulo no Morumbi. O sucesso do Juventude na partida passará muito pelas atuações de Wallacer e Roberson, jogadores que acabam se tornando desafogo importante quando a defesa precisa.

Os alviverdes entram em campo com a sensação de dever cumprido na Copa do Brasil, mas com a vontade de escrever mais um belíssimo capítulo nos livros Jaconeros.

De minha parte resta torcer.

Do esperançoso

Saulo Morés

 

O post Atlético/MG x Juventude (Copa do Brasil) apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
http://mercadodofutebol.net.br/vamo-jaconero/atleticomg-x-juventude-copa-do-brasil/feed/ 0 23808
A Próxima Epopeia Jaconera http://mercadodofutebol.net.br/vamo-jaconero/proxima-epopeia-jaconera/ http://mercadodofutebol.net.br/vamo-jaconero/proxima-epopeia-jaconera/#respond Mon, 26 Sep 2016 18:36:35 +0000 http://mercadodofutebol.net.br/?p=23767 Muito boa tarde aos nobres amigos leitores. Passar sentimento de torcedor não é tarefa fácil, como poderia ser afinal? O futebol mexe com as mais diversas nuances do âmago humano, ele é capaz de te levar do estado de desespero profundo até o de inimaginável satisfação pessoal em um minuto, um lance, uma bola. Dentro […]

O post A Próxima Epopeia Jaconera apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
Muito boa tarde aos nobres amigos leitores.

Passar sentimento de torcedor não é tarefa fácil, como poderia ser afinal? O futebol mexe com as mais diversas nuances do âmago humano, ele é capaz de te levar do estado de desespero profundo até o de inimaginável satisfação pessoal em um minuto, um lance, uma bola.

Dentro dessa ideia venho falar do tradicional alviverde da serra gaúcha. Que ano para o Juventude não é mesmo amigos torcedores? Iniciamos o ano novamente focados na esperança de alcançar o nosso lugar de direito no cenário nacional, antes disso porém, havia um campeonato gaúcho a ser disputado. Campeonato esse que todos sabemos a epopeia que deve ser travada para tirar o título das mãos rubro celestes da capital, dada a enorme diferença de investimento em futebol.

Mesmo assim o clube Jaconero fez bonito, alcançando o vice campeonato estadual com o brinde de uma eliminação imposta aos azuis nas semifinais.

Foto: Geremias Orlandi

Foto: Geremias Orlandi

O objetivo real do ano começaria logo adiante, o campeonato brasileiro da terceira divisão, cujo qual vem sendo como de costume espetacularmente acirrado em sua disputa. Grandes times pertenceram esse ano à Série C, campeões renomados como Portuguesa, Guarani, Fortaleza, o próprio Juventude, dentre outros… Apesar do sofrimento extremo a classificação veio, e veio na última rodada, tendo de os jogadores aguardarem resultados aflitos ainda dentro do gramado para poder comemorar a passagem às quartas de final por mísero 1 ponto. Aguarda agora pelo Fortaleza para brigar pelo sonhado retorno à segunda divisão nacional.

Em meio a tudo isso tinha mais uma competição, a Copa do Brasil, essa que apesar de não ser tratada como principal objetivo pelo Juventude sempre rende bons frutos quando se avança de fase, sejam eles financeiros ou publicitários. Devagarinho o Juventude foi passando por seus adversários, o Tocantinópolis, que apesar da pouca expressão nacional se fez um adversário muito difícil, logo na segunda fase o Coritiba e na terceira o Paysandu.

Então, através de sorteio o destino colocaria o temível São Paulo diante do Juventude nas oitavas de final, primeiro jogo no Morumbi onde o Ju fez uma das suas melhores partidas no ano, impondo ao gigante tricampeão mundial uma derrota por 2 tentos a 1. Na volta, em solo caxiense, em mais um jogo de extrema tensão no ano, com a casa cheia e o Jaconi pulsante, o Juventude conseguira a maiúscula classificação às quartas de final mesmo sendo derrotado pelo placar de 0x1. Deixando o São Paulo ainda na fila pela busca da copa nacional, sendo que o Juventude já a possui em seus armários na Rua Hércules Galló.

Foto: Arthur Dallegrave

Foto: Arthur Dallegrave

Em uma breve contabilidade o Juventude deixou pelo caminho este ano em disputas de mata-mata três adversários que disputam a série A e mais um que disputa a série B, o que mostra claramente que o clube ESTÁ na série C mas jamais PERTENCEU à essa realidade, o clube tem estrutura, torcida e base para estar em um patamar muito mais elevado. Há de se ressaltar ainda, o brilhante trabalho que vem sendo feito pelos profissionais do clube neste ano, desde a direção comandada pelo presidente Roberto Tonietto, comissão técnica sob a batuta de Antônio Carlos Zago e claro o empenho de todos os jogadores que aderiram à ideia de recolocar o Juventude onde nunca deveria ter saído, dentre os grandes.

A árdua missão agora senhores, será em terras mineiras, quarta-feira (28) às 19:30h diante do potente Atlético/MG pelas quartas de final da Copa do Brasil, sem dúvidas juntamente com Flamengo e Palmeiras um dos 3 melhores elencos do Brasil, que se alia à extrema capacidade de comando técnico de Marcelo Oliveira.

O Juventude reencontrará o Atlético após quase 9 anos, em 11/11/2007 foi o último confronto entre as equipes. Em duelo pelo Brasileirão do ano, no Mineirão, o galo impôs 4×1 frente aos papos, ano esse que culminaria com o início da derrocada verde e branca às divisões inferiores nacionais. O melhor resultado do Juventude contra o galo mineiro em Minas Gerais foi um simpático 1×1, lá no longínquo Brasileirão de 2004, ainda com Naldo e Thiago Silva (sim, aquele mesmo) defendendo as cores alviverdes na zaga gaúcha. O Ju jamais venceu o Atlético em Minas.

Sendo assim caros confrades, temos para quarta próxima traços de um jogo extremamente difícil, e mais ainda, uma classificação às semi finais que flerta com o impossível, mas cá entre nós, esse é exatamente o tipo de jogo que o Juventude gosta e aprendeu a jogar, mantenho meus pés no chão, mas a minha mente alça voos inexplicavelmente altos… e o motivo? O motivo é você Esporte Clube Juventude, você me fez aprender a não me contentar com o suficiente.

Abraços fraternos.

Saulo Morés

O post A Próxima Epopeia Jaconera apareceu primeiro em Mercado do Futebol.

]]>
http://mercadodofutebol.net.br/vamo-jaconero/proxima-epopeia-jaconera/feed/ 0 23767