Mercado do Futebol

“Eles estão deixando a gente sonhar”, já dizia Ronaldinho Gaúcho

WIL-PHOTOGRAPY

Após recuperação de uma semana – foi goleado em casa por 4×1 pelo Botafogo no dia 24 e venceu o vice líder, Vitória, por 3×2 de virada no Barradão uma semana depois (31) –, o Timbu teve dias mais “tranquilos”, mesmo com a pressão de chegar na reta final do campeonato brigando por alguma coisa, diferente de 2013 e 2014. Na busca pelo acesso, Gilmar Dal Pozzo repetiu não só a formação que vinha vencendo e convencendo, mas também continuou mantendo fechado os treinos da quinta e sexta-feira. O atacante Daniel Morais é a favor dos treinos fechados, “Vai chegando nesses jogos finais, jogos cada vez mais decisivos e todas as equipes têm feito esse tipo de treino. Dificulta um pouco o trabalho da imprensa, mas o treinador precisa utilizar isso. Temos que fazer de tudo para vencer os jogos“, explicou Daniel.

Na quarta-feira, um imprevisto. Obras na BR-101, principal via de acesso ao CT Wilson Campos, na Guabiraba, provocaram um congestionamento e quatro atletas que treinam entre os titulares não conseguiram chegar a tempo, foram eles: o zagueiro Fabiano Eller, o volante Jackson Caucaia e os meias Bruno Alves e Hiltinho. Os atletas chegaram por volta das 17h e realizaram um trabalho à parte. O treino aconteceu normalmente sem a presença deles, porém, apesar das improvisações e testes, Gilmar já havia explicado que a única alteração do time seria a volta de Gastón Filgueira, que havia cumprido suspensão, na vaga de Fillipe Soutto.

Durante toda a semana, surgiram comentários sobre um Náutico x Grêmio em 2012 e sobre o acesso do clube à elite do futebol brasileiro no mesmo ano. Tudo porque o zagueiro Ronaldo Alves participou desses eventos e, completaria no sábado (7), 100 partidas com a camisa do Timbu. O defensor, antes de retornar ao time em 2015, teve uma passagem pelo Náutico em 2011, quando conseguiu o acesso à Série A e em 2012, quando ajudou o Timbu a se classificar para a Copa Sul-Americana com um gol aos 46 minutos do segundo tempo, na partida contra o Grêmio. “Quando voltei, estabeleci duas metas. Uma foi atingir a marca de 100 jogos ainda esse ano e a outra foi conseguir um acesso com o clube. Já estou próximo de um. Para a outra meta, temos possibilidades de conquistar. Espero ter cumprido as duas metas ao fim da competição“, confessou Ronaldo, que foi coroado com uma atuação brilhante na vitória sobre o Paraná, na ocasião o xerife usou a braçadeira de capitão.

O treinador, Gilmar Dal Pozzo, rasgou o verbo, “Eu não gosto de pedir apoio toda hora. O grupo está mostrando o valor que tem dentro de campo. O envolvimento está sendo extraordinário. Não adianta colocar 20 mil pessoas para vaiarem em 10 minutos. Se não acreditar, não vá”, e foi o que aconteceu. Apesar de ser uma partida importante, onde o Náutico conseguiu atingir os 55 pontos – mesma pontuação do Santa Cruz, último time do G4 – e, inclusive, por um momento ficou dentro do grupo de classificação, apenas 8.818 torcedores estiveram presente na Arena, mas, fizeram uma festa bonita. O Náutico fez o dever de casa, venceu o Paraná por 2×0 com gols de Rafael Pereira e Daniel Morais, mas, a torcida também vibrou bastante com o resultado parcial de Bahia x Santa Cruz, na Fonte Nova, que deixava o Náutico novamente no G4 (o resultado acabou deixando o tricolor pernambucano na quarta vaga, mas, o Timbu tem a mesma pontuação e segue vivo na briga) e, também aplaudiu bastante o volante João Ananias, que saiu de campo lesionado.

O volante e prata da casa, que é uma das peças mais regulares da equipe no campeonato e o maior ladrão de bolas de toda a competição, após pisar em falso, até tentou prosseguir na partida, mas, com fortes dores no joelho esquerdo, foi substituído por Marino. Suspeita-se de uma torção de gravidade desconhecida e o atleta, que não viajou com o grupo, está de fora da partida contra o Macaé na próxima terça (10) e será submetido a um exame de imagem nesta segunda-feira. A torcida deseja forças ao atleta e espera que ele tenha uma recuperação rápida e tranquila e, continue ajudando o elenco nessa reta final da Série B.

Com o fim da rodada, o Náutico ocupa a 5ª colocação com 55 pontos e disputa três vagas no G4 com América MG e Vitória (60), Santa Cruz (55), Bragantino, Sampaio Corrêa e Bahia (54), Paysandu (52) e Luverdense (51). O Botafogo ocupa a 1ª posição com 65 pontos e precisa de apenas uma vitória nas próximas quatro partidas para garantir o acesso. O Timbu volta a campo na próxima terça, 10, às 20h (horário de Recife) no Moacyrzão e enfrentará o Macaé, que, com 38 pontos, ocupa a 17ª colocação e está lutando contra o rebaixamento.

Por Clara Castro – @claradiz

One Comment

  1. Pingback: Entrevista com "pet" do perfil Náutico Mil Grau

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: