De Conto Esportes
Mercado do Futebol

Icasa: A desorganização que causou mais um rebaixamento.

A equipe do Icasa sempre viveu momentos de turbulências em seus 14 anos de existência, porém esta é a maior crise sem precedentes da história do clube, fatores financeiros e estruturais estão em total descaso, isso acarretou mais um rebaixamento.

 

A Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa nasceu em 7 de janeiro de 2002 (nova formação), pois o time já foi fundado duas vezes em 1963 e em 1998. Em 2003, conseguiu o título de campeão da segunda divisão estadual, em 2005, 2007 e 2008 foi vice-campeão do estado, em 2009, teve o primeiro dos rebaixamentos para a segunda divisão do cearense, em 2010, se sagrou novamente campeão da segunda divisão do estadual, o maior título da equipe é a Taça Fares Lopes em 2014.

chapinha_ae_luismoura

 

Ascensão Nacional:

O Icasa teve sua primeira aparição nacional, na Copa do Brasil de 2006, sendo eliminado pelo Coritiba na primeira fase, o primeiro jogo em foi 0 a 0, o segundo foi 3 a 1 para o Coxa. Em 2008, conseguiu passar da primeira fase, eliminando o Bahia com vitória em casa por 3 a 2 e um 2 a 2 fora de casa, na segunda fase foi eliminado de forma impiedosa pelo Criciúma por 6 a 1 em casa.

Na Copa do Brasil de 2009, conseguiu o seu maior feito, ao eliminar Portuguesa, após dois empates em 1 a 1 e 4 a 3 nos pênaltis, o Confiança/SE, com empate de 0 a 0 em casa e vitória por 2 a 1 em Aracaju, na terceira fase, enfrentou o Vasco, empatando em casa por 1 a 1 e perdendo por 4 a 1 no Rio de Janeiro. Em 2015, foi eliminado de forma vergonhosa pelo Independente/PA com derrota de 5 a 0 fora de casa e uma vitória de 2 a 0 em casa.

Na Série C de 2009, conseguiu o feito de chegar a final da competição, perdendo para o Oeste de Itápolis, o acesso para segunda divisão nacional foi conquistada após goleada de 6 a 2 sobre o Paysandu em casa. Em 2010, ficou em décimo lugar na Série B, no ano seguinte precisava de uma simples vitória em casa para permanecer na Série B, contudo perdeu para a Portuguesa por 2 a 0, o primeiro rebaixamento nacional da equipe.

icasa_x_paysandu_2

Em 2012, ao meio de uma grande crise (dividas com os atletas, troca de diretores, desempenho fraco no estadual, problemas internos), conseguiu um feito incrível, subiu novamente para a Série B, com uma vitória em casa para 2 a 1 e um 0 a 0 épico contra o Duque de Caxias/RJ, algo que até hoje ninguém entendeu como a equipe conseguiu ascender de divisão. Em 2013, o Icasa quase conseguiu subir para a Série A, porém o empate contra a Chapecoense em casa e a derrota contra o Paraná fora de casa, impediram este acesso inédito a elite, o clube acabou com 59 pontos em quinto lugar.

ACESSO_ICASA

Em 2014, fez uma Série B pífia e foi rebaixado com 43 pontos na décima sétima posição, todos pensavam que a equipe poderia se reerguer novamente, entretanto não foi isso que aconteceu. Em 2015, em meio a mais um crise, o time foi rebaixado para a Série D do Brasileiro, ficando com 7 pontos em último lugar no Grupo A. Nesse ano, com uma nova diretoria e apoio vindo de São Paulo, sendo que o ex-lateral Kléber e o técnico Márcio Fernandes estavam na comissão da equipe, continuou a crise, agora em um nível nunca visto antes, causando o rebaixamento para a segunda divisão do estadual, o clube está com nenhum ponto em 4 jogos do quadrangular de descenso, rebaixado com duas rodadas de antecedência.

icasa-rebaixado-para-a-serie-d

 

Segunda Divisão Cearense 2016:

O novo local do Icasa para 2017, tem equipes com certa tradição no cenário nacional e estadual, o Ferroviário é o maior deles (detentor de nove títulos estaduais, clube com tradição na base, para se ter uma ideia, três dos jogadores que foram campeões do mundo em 2006 com o Internacional, são provenientes da base do Tubarão da Barra, o maior feito nacional da equipe foi o vigésimo sétimo lugar na Série A de 1981 e duas vitórias contra o Fluminense, a última aparição em solo nacional, foi no quase acesso da Série C de 2005).

O Horizonte é tradicional no cenário estadual, porém já teve projeção nacional, ao vencer a Copa Fares por duas vezes e na Copa do Brasil, eliminou Asa e Guarani em 2011 e América de Natal em 2012, em 2011 empatou com o Flamengo no Maracanã por 1 a 1, porém foi eliminado em casa, em 2012 foi eliminado pelo Palmeiras na primeira partida, em 2014, venceu o Fluminense por 3 a 1 dentro de casa, contudo foi goleado por 5 a 0 no Rio de Janeiro, na Série D de 2012, não conseguiu passar da primeira fase.

O Itapajé e Crato tem algumas participações na primeira divisão estadual e o Barbalha foi campeão da Fares Lopes em 2014, conseguindo participar de forma honrosa da Copa do Brasil de 2015, eliminado pelo Cuiabá com um empate de 0 a 0 em casa e uma derrota por 2 a 0 no Mato Grosso.

Deixe seu comentário:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.