A vida do Borussia Dortmund nos próximos dias

 

Campeonato Alemão: Terceiro colocado na Bundesliga, o Dortmund ainda sonha com a chance, porém remota, de conquistar o título da temporada 2016/17, e quem sabe, consequentemente, até a tríplice coroa, tentando conquistar também a DFB Pokal e a Champions League, competições onde ainda segue muito vivo. Nesse Sábado (17/03) o time da Vestfália enfrenta em casa o vice lanterna Ingolstadt, mas para quem pensa que enfrentar times teoricamente fracos é sinônimo de vida fácil para o BVB, errou feio.

O retrospecto recente mostra grandes surpresas ou quase surpresas de alguns times menores contra o aurinegro borussiano, como por exemplo o triunfo do lanterna Darmstadt sobre o Dortmund por 2×1 pelo alemão, time que até então tinha apenas duas vitórias na competição, e as dificuldades que o time do Signal Iduna Park teve para avançar na Copa da Alemanha contra Union Berlin e Hertha Berlin. Porém, com o jogo contra o Ingolstadt sendo em casa, a expectativa é de vitória, mesmo com a ausência de Marco Reus, lesionado no último jogo contra o Bayer Leverkusen, que vinha jogando em alto nível. Sobre a escalação, o time deve manter a base que goleou o Benfica pela UCL, com Bürki, Sokratis, Piszczek, Bartra, Schmelzer, Durm, Castro, Weigl, Pulisic, Dembélé, e o retorno de Aubameyang, ausente no último jogo da Pokal contra o Lotte.

Copa da Alemanha: O Dortmund vem oscilando muito na Pokal e alternando resultados convincentes e resultados apertados, mas conseguiu vencer e convencer em seu último jogo contra a sensação da competição, o modesto Lotte, que havia eliminado grandes como o Munique 1860, o Werder Bremen e o Bayer Leverkusen anteriormente. A maior ameaça possível em solo alemão vem por aí: o grande e eterno time a ser batido Bayern München. Encontro que talvez acontecesse apenas na final da competição, vem acontecer na semifinal, esta que muitos já a chamam de “final antecipada” por fornecer desde já o encontro dos dois maiores clubes da Alemanha.

Ambos os times se enfrentam no dia 25/04, e vêm de sequência boa da UCL, goleadas impiedosas contra seus adversários, principalmente da parte do Bayern, que enfiou 5×1 nas duas partidas contra o enorme inglês Arsenal. A partida promete aquele velho equilíbrio que o retrospecto recente de duelos entre as duas equipes prova, mesmo o Bayern sendo o líder absoluto do alemão a última partida entre os dois terminou em 1×0 para o BVB no Westfalenstadion, gol de Aubameyang, e na última vez em que os dois se enfrentaram em uma semifinal de Pokal, o Dortmund também triunfou sobre o rival bávaro, desta vez nos pênaltis. Arriscaria dizer que não existe favoritismo, por mais que o jogo seja em solo muniquense, mas também arrisco dizer que o vencedor dessa semifinal será extremamente favorito diante de Frankfurt ou de Borussia M’Gladbach.

 

Liga dos Campeões da UEFA: O Borussia Dortmund vem demonstrando muita superioridade sobre os rivais na UCL e fazendo uma das melhores campanhas da competição até então. Primeiro colocado de um grupo complicado com Real Madrid, Sporting Lisboa e Legia Varsóvia, atropelou o atual campeão português Benfica nas oitavas de final com 4×1 no agregado.

A real dificuldade deve começar a partir de agora, nas quartas de final, cujo adversário será definido em um sorteio na Sexta-feira 17/03. Quartas de final de Liga dos Campeões é sempre marcada por sobreviver maioria de times fortes e a serem batidos, como Barcelona, o próprio Real Madrid, o próprio Bayern, Juventus e outros, e esta será a prova definitiva da campanha do clube aurinegro, o qual sempre mostra sua força em solo alemão diante da muralha amarela. Porém ainda deve contar com as ausências de Götze (com problemas de metabolismo, previsão de retorno apenas para a próxima temporada) e de Marco Reus, com suspeita de ruptura muscular que aconteceu no jogo Dortmund 6×2 Leverkusen. Provável escalação para as Quartas de final: Bürki, Piszczek, Sokratis (Ginter), Bartra e Schmelzer; Castro, Weigl, Dembélé, Schürlle (Pulisic) e Kagawa (Guerreiro); Aubameyang.

Deixe seu comentário:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.