Mercado do Futebol

Novela do campeonato paraibano.

TV Torcedor

Ainda sem definições do formato do Campeonato paraibano do ano que vem, mesmo depois de duas reunião com os representantes de cada clube que vai disputar a competição, nada ficou definido. Devido a copa do mundo o campeonato precisa ser mais enxuto, apesar de ter período de início e término e a quantidade de datas, ainda não se sabe modelo da disputa.

Inicialmente a FPF planejava 18 datas para o campeonato , isso com os 10 clubes se enfrentando com jogos de ida e volta e a equipe que mais pontuar levaria o título, parecido com o que foi esse ano, apenas não teria a fase de mata- mata, semifinal e final, seria por pontos corridos. Presidente da FPF, Amadeu Rodrigues cogitou que o paraibano seguisse o estilo do baiano de 2017, porém o campeonato possui 15 datas o que está fora do estipulado pela CBF.

Porém alguns clubes queriam que o campeonato tivesse 22 datas como foi esse ano, uns queriam que o estadual começasse no dia 5 outros no dia 17 de janeiro. Zezinho presidente do Botafogo/PB expressou que a Série D é diferente da Série C, pois na quarta divisão tem seis partidas e depois o clube pode não jogar mais caso não se classifique, e a Série C tem calendário preenchido. É por isso times que jogam a Série D ou não tem competição nacional para disputar, quer um campeonato mais longo, pois assim teria mais jogos e não ficaria de férias tão cedo.

GE Paraíba

Mas o que tava ruim ficou ainda pior quando a CBF dar apenas 13 datas para todo o campeonato e com isso todos os campeonatos estaduais do Nordeste deve começar no dia 21 de janeiro. A Confederação Brasileira de Futebol disponibilizou 13 datas e os clubes terão que conciliar com copa do Nordeste e copa do Brasil que já tem datas de início, 17 de janeiro à 08 de abril e 31 de janeiro à 17 de outubro respectivamente. Lembrando que a CBF recebeu o aval da FIFA para que a série C não tenha interrupção durante a copa do mundo.

O campeonato paraibano tem duas saídas para cumprir com a data estipulada pela CBF:

  • Os 10 times se enfrentam apenas com jogos de ida e os 4 que mais fizesse pontos faria a semifinal e consequente sairia os finalistas.
  • Ou dividiria os 10 clubes em dois grupo de cinco, no primeiro turno os times jogaria com times do seu grupo e no segundo turno enfrentaria os times do outro grupo e os melhores de cada grupo completaria a fase final da competição.

Com isso o campeonato teria 12 datas em ambos os formatos e obteria pontos corridos e mata-mata e estaria dentro das 13 datas que a CBF sancionou.

Araruna oline

Presidente do Botafogo/PB Zezinho pediu pra que os clássicos entre Campinense e Treze fosse disputas nos finais de semana, não mencionou o Autoesporte, por questão de renda, pois o público seria maior e com isso o lucro para o clube também. Guilherme Novinho acrescentou que a competição com mata-mata teria um retorno financeiro bem maior do que por pontos corridos.

Na última reunião da FPF ainda teve atrito entre dois dirigente, pois além dos 10 representantes de cada clube que vai disputar o paraibano do ano que vem também estava na reunião o dirigente do Internacional-PB, que foi rebaixado no paraibano de 2017, mas participou da reunião, pois alega que o presidente do CSP tem processo na justiça e quer a vaga do tigre, o presidente do CSP confirmou a acusação, mas está tranquilo em relação a isso pois não está ilegal. Amadeu assegurou que o CSP quem vai disputar o paraibano do ano que vem.

Ficou para o dia 16 (segunda-feira) , assim se espera, que a data que foi marcada a próxima reunião pela FPF (Federação Paraibana de Futebol) defina o modelo do paraibano de 2018 e acabe com essa novela. Certo mesmo é que o Campeonato paraibano 2018 vai ter que ter no máximo 13 datas, deve começar até o dia 21 de janeiro e deve terminar até o dia 08 de abril. Com a segunda divisao definida Nacional de Patos, que se consagrou campeão depois de vencer a primeira partida por 2×0 e perder a segunda pelo mesmo placar, porém levantou a taça depois de vencer nos pênaltis por 4×2, e a Desportiva Guarabira vice-campeã, ambas vão disputar a primeira divisão do ano que vem.

 

Deixe seu comentário:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.