Mercado do Futebol

Bjarnason marca e Islândia empata com Portugal!

b94785fd-a858-4280-99ac-9629aa7114a2 Reprodução site ESPN

Após uma classificação simplesmente fantástica para participar da sua primeira Eurocopa, a Islândia tinha pela frente um gigante desafio. Contra Portugal a seleção de gelo conseguiu um empate espetacular em sua primeira partida de Eurocopa da história!

622_a94cacc1-c5d0-34f3-a44b-d5dddc45dc10

Torcida islandesa em peso no estádio! Foto: site ESPN

Enfrentar o selecionado de Portugal, capitaneado pelo melhor jogador do mundo Cristiano Ronaldo. Este era o desafio para os comandados de Heimir Hallgrimsson e Lars Lagerback logo na sua estreia na competição continental. Para isso, os treinadores escalaram uma equipe no tradicional 4-4-2 procurando fechar os espaços e segurar o ímpeto da seleção portuguesa. Entretanto o que se viu no começo do jogo foi uma Islândia pressionando a seleção portuguesa.

Aos 3 minutos Sigurdsson, craque da equipe de gelo, arrematou forte e exigiu duas boas defesas de Rui Patrício. Aos 17 minutos apenas, o primeiro chute lusitano com Vieirinha que Halldorsson precisou defender em dois tempos. E  partir dai, só deu Portugal. Cristiano Ronaldo fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Nani cabecear como manda o figurino, no chão. O que o atacante português não contava era com o milagre do arqueiro Halldorsson que com os pés afastou o perigo.

Porém aos 30 minutos, a defesa islandesa não resistiu. Andre Gomes faz a jogada pela direita e cruza no chão para Nani, dessa vez, bater o goleiro e abrir o placar. Festa lusitana! Após o gol, os portugueses emplacaram um ritmo forte para marcar o segundo tento, mas eram repelidos pela defesa islandesa. Fim de primeiro tempo, vantagem do time de Cristiano Ronaldo.

340020_med_portugal_x_islandia_euro_2016_fase_de_grupos_grupo_f_j1.jpg

Nani marcou o gol lusitano! Foto: site zerozero.pt

Na volta para a etapa complementar de partida, o craque do Real Madrid desperdiçou ótima chance de ampliar o marcador, na primeira chance do segundo tempo. E então, em uma falha da zaga portuguesa, a Islândia empatou o jogo. Com 5 minutos de jogo Gudmundsson cruzou da direita, e Vieirinha, que ficou marcando a bola e esqueceu do marcador, só assistiu Bjarnason empurrar para as redes de Rui Patrício. Festa azul e branca em Saint-Étienne!

Iceland's midfielder Birkir Bjarnason celebrates the team's first goal during the Euro 2016 group F football match between Portugal and Iceland at the Geoffroy-Guichard stadium in Saint-Etienne on June 14, 2016. / AFP PHOTO / FRANCISCO LEONG

Bjarnason comemora o primeiro gol da Islândia! Foto: APP PHOTO Francisco Leong

Portugal sentiu o gol e começou a se perder na partida. Passes errados, nervosismo e um descontrole total dominou os lusitanos. Os islandeses que nada tinham a ver com isso, se seguravam como podiam sempre com a sua apaixonada torcida ajudando e fazendo festa no estádio.

350_028465e7-be6a-3f43-8d97-2e0ca0625ba9

Torcida islandesa em peso no estádio! Foto: site ESPN

Com a entrada de Quaresma, Portugal cresceu em qualidade, conseguiu aumentar a pressão sobre os ilandeses e o segundo gol parecia que ia sair. O meia do Porto bateu forte para boa defesa de Halldorsson. Logo após, aos 36 minutos, Ronaldo teve a sua melhor chance em cabeceio forte, porém em cima do arqueiro de gelo. Pressão continuou mas sem efeito nenhum e a peleja chegou ao seu final da melhor maneira para a seleção islandesa. Festa da torcida no estádio, festa completa dos jogadores pelo feito histórico e ainda mais festa para os 300 mil habitantes do país!

FICHA TÉCNICA
PORTUGAL 1 x 1 ISLÂNDIA

Local: Estádio Geoffroy Guichard, em Saint-Étienne (França)
Data: 14 de junho de 2016 (terça-feira) ás 16h (horário de Brasília).
Árbitro: Cüneyt Çakir (TUR)
Assistentes: Bahattin Duran e Tarik Ongun (TUR)
Cartões amarelos: Bjarnason (ISL)

GOLS
PORTUGAL: Nani, aos 30 minutos do primeiro tempo
ISLÂNDIA: Bjarnason, aos 5 minutos do segundo tempo

PORTUGAL: Rui Patrício; Vieirinha, Pepe, Ricardo Carvalho e Raphael Guerreiro; Danilo Pereira, João Mário (Quaresma), João Moutinho (Renato Sanches) e André Gomes (Éder); Nani e Cristiano Ronaldo Técnico: Fernando Santos

ISLÂNDIA: Halldorsson; Saevarsson, Árnason, Ragnar Sigurdsson e Skúlason; Bjarnason, Gylfi Sigurdsson, Gunnarsson e Gudmundsson (Elmar Bjarnason); Bodvarsson e Sigthorsson (Finbogasson) Técnicos: Heimir Hallgrimsson e Lars Lagerback

 

Após o primeiro embate, a Islândia volta a campo no dia 13/06 contra a Hungria. Depois desse resultado, o selecionado do gelo pode sim acreditar na vaga para segunda fase. Basta continuar jogando com essa alma e coração demonstrados na primeira peleja!

 

Íslenskir kveðjur ou Saudações Islandesas!

por Lucas Bonora - @lubonora11

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: