Mercado do Futebol

Mesmo de portões fechados, Barcelona vence Las Palmas e permanece líder da La Liga

(Foto: Twitter)

1 de Outubro 2017.

Hoje foi um dia marcante na Catalunha.  Dessa vez, o jogo do Barcelona não foi a principal atração do final de semana, e não foi a alegria do domingo espanhol. Dessa vez, o público não teria que apenas torcer para o Barça. Hoje, dia 1 de Outubro de 2017, seria o dia de votação do referendo, para que a Catalunha se tornasse independente.

Aqui no Brasil, foi uma manhã cheia de dúvidas, se haveria jogo ou não. Na Espanha, um tarde turbulenta, também com a mesma dúvida. O Barcelona não disputaria e deixou isso claro por algum tempo, até que foi dado o veredito final, que a partida aconteceria, de portões fechados. Notícia que, obviamente, não agradou a maioria dos culés presentes para assistir ao jogo, tendo em vista, que os portões estavam lotados de torcedores para o jogo que aconteceria na tarde deste domingo (1), mas que também esperavam por um protesto maior vindo do clube, que “é mais que um clube”.

Foi um dia atípico e estranho no Camp Nou, casa do Barcelona. Jogo sem a  presente torcida sempre apaixonada e vibrante de todos os jogos, sem o amarelo, vermelho e azul gritando sob as arquibancadas do campo. Um silêncio.  O Camp Nou foi tomado por um silêncio de revolta, de aclamação por democracia, aquilo que pediam do lado de fora. Partida de portões fechados.

Camp Nou de portões fechados no dia de hoje. (Foto: Twitter)

A atuação da equipe blaugrana no primeiro tempo não foi boa,, o entusiasmo não era o mesmo e o time parecia não estar num dia favorável, e é reflexo dos inúmeros acontecimentos no dia de hoje. Mesmo com uma equipe boa em campo, não tivemos oportunidade de chegar e levar perigo para o Las Palmas. O primeiro tempo foi fraco e sem oportunidades, jogadas de perigo e boas chances, para ambos. La Palmas até que tentou.

No segundo tempo de jogo podemos observar um Barcelona mais alerta e dinâmico no jogo, com passes precisos e boas jogadas. Rakitic e Iniesta foram escolhas de Ernesto Valverde apenas para a segunda parte da partida e isso refletiu muito no jogo. Logo aos 3min o volante Busquets abriu o placar para o Barça, num escanteio cobrado por Messi, o volante não marcava pelo Barcelona no Campeonato Espanhol há quase 3 anos. Daí por diante o Barcelona começou a mostrar quem mandava na casa e avançou mais durante o jogo. O Las Palmas em momento algum deixou de lutar pelo resultado e pressionar o time Catalão. Tanto que, aos 5min, em um contra- ataque eles chegam com vontade, e chutam para o gol, mas a bola sai de fininho do lado da trave. Aos 25min Messi recebe nas costas da zaga, sem nenhuma marcação e deixa o goleiro Chichizola no chão, dribla e na sequência, bate para o gol vazio, sozinho.

Assim que Messi faz o gol, minutos após um torcedor consegue passar pela segurança e entra no gramado para fazer um protesto. Ele é rapidamente retirado de campo pelos seguranças.

Não demora muito para que Rakitic toque para Suárez, que acha Messi livre na área. O camisa 10 bate de primeira e faz o seu segundo no jogo! Durante o decorrer do segundo tempo, Barça continuou no ataque, mas não com tanta força, deixando o placar final de 3 a 0.

Dia cheio. Dia marcante. Dia de números. Hoje, Messi marcou 594 jogos oficiais com a camisa blaugrana e tornou-se o terceiro jogador com mais jogos na história do clube, deixando para trás o histórico capitão Puyol.

Lionel Messi. 594 jogos com a camisa blaugrana. (Foto: Twitter)

Sobre os portões fechados durante a partida, o presidente comentou “Estamos muito preocupados com a situação, e jogamos assim para dar apoio aos que não gozam de liberdade de expressão. Não jogar traria uma perda de seis pontos. A segurança estava garantida, mas foi a portas fechadas por esta exceção. Jogamos com as portas fechadas para mostrar nossa dor, não por problemas de segurança.” disse Bartomeu em entrevista à “BeinSport”, ainda durante o jogo.

O resultado de hoje, acrescenta na bagagem do Barcelona, +3 pontos no Campeonato Espanhol e  permanece com os 100% de aproveitamento que a equipe vinha tendo durante as rodadas e os 7 jogos, com 7 vitórias, sequência grandiosa, que o time só havia alcançado na temporada de 2013/14. Agora, estamos isolados na liderança com 21 pontos. A equipe de Ernesto Valverde hoje, entrou em campo com as camisas amarelas, dando ênfase de apoio à democracia.

Time tira foto oficial com camisa em homenagem ao dia do refendo na Espanha. (Foto: Twitter/FC Barcelona)

 

O próximo confronto do Barça pelo Campeonato Espanhol é no dia 14 de Outubro, contra o Atlético de Madrid às 15h45, pela oitava rodada.

Deixe seu comentário:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.