Quem usa a 9? Nando ou Mancha?

Passado o primeiro jogo da semifinal uma dúvida surgiu na cabeça dos torcedores alvinegros. Após a suspensão de Nando depois do jogo contra o Botafogo-SP Caio Mancha teve a oportunidade de ser o camisa 9 do time em um jogo decisivo. Depois de uma bela atuação do time e tendo como destaque seu setor ofensivo, Mancha não ficou abaixo dos companheiros, mesmo sem balançar as redes. Antes de ter dado um passe de cabeça para Jones no primeiro gol, o atacante já tinha cabeceado uma bola a queima roupa, onde o goleiro do Guarani fez uma defesa gigante. Além disso tudo, ele prendeu a marcação dos dois zagueiros do time de campinas se tornando uma referência para uma ligação direta e também executou uma movimentação intensa, deixando espaço para que os jogadores nas alas ou o próprio Jones passasse despercebido e saísse cara a cara com o goleiro ( como foi no caso do terceiro gol ).

Entretanto, não podemos definir uma posição apenas por uma única partida, mesmo sendo uma das melhores, quiçá a melhor, do ano. Se falarmos de números as comparações são injustas. Primeiro, o tempo em campo. Nando chegou ao ABC em dezembro do ano passado, tendo somado 3100 minutos ou 39 jogos, alternando todas as competições do ano ( Copa do Nordeste, Potiguar, Copa do Brasil e Série C ) enquanto Mancha chegou em Junho, tendo apenas 475 minutos ou 11 jogos. Em gols e participações de gols, apenas na C, a desvantagem entre os dois é pequena comparada ao tempo em campo : Nando marcou 2 vezes e deu 3 assistências em 16 jogos como titular na campanha, por outro lado Caio tem 2 gols e 1 assistência em apenas 6 jogos como titular. Olhando essa análise não existe o argumento de entrosamento, pois os dois são muito bem adaptados ao esquema e aos seus companheiros.

As qualidades e defeitos dos dois jogadores são bem parecidas. As condições físicas são bem parecidas, Nando tem 1.85 cm de altura e 78 Kg e Mancha tem 1.88 cm e 82 Kg. Ambos possuem a habilidade de segurar os zagueiros, de fazer bem o famoso pivô. O toque de bola ou visão de jogo também é bem parecida, porém, a velocidade e controle de bola podem dar uma vantagem a Caio. Há quem defenda que Nando é mais caneleiro que o amigo de ataque ou vice e versa e ainda existe quem diga que os dois são. Mesmo Caio estando com a bola cheia depois do jogo passado, não podemos esquecer que Nando foi decisivo na nossa campanha vitoriosa do estadual e durante a arrancada da Série C.

E pra você torcedor, quem é melhor? quem deve vestir a nove?

Deixe seu comentário:

Gilson Oliveira

Morador da cidade do sol, com 23 anos, estudante da UFRN, apaixonado pelo futebol, tendo como único amor o mais querido da frasqueira, o ABC!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.