Estaduais na Região Nordeste (AL, BA, PB, PI e RN)

Hoje (10/01), começaremos a análise sobre os estaduais no país inteiro em 2017. Os primeiros contemplados são os estados de Alagoas, Bahia, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte.

 

Campeonato Alagoano:

 

O Campeonato Alagoano de 2017, terá 10 equipes na primeira divisão, separados em dois grupos, as três melhores em cada grupo, passam de fase e se enfrentam no hexagonal, após esta fase, os quatro melhores entram na semifinal e disputam o título em jogo mata-mata. O estadual começa dia 22 de janeiro.

 

ASA:

O ASA de Arapiraca mesmo com seus problemas financeiros e jurídicos, quase subiu de divisão e esse ano estará novamente na briga pelo título estadual, o Fantasma tem o melhor elenco do interior alagoano. O técnico é Maurílio Silva ex-Uniclinic-CE.

Os principais destaques: O goleiro Luis Cetin ex-Ceará, o lateral-esquerdo Airton ex-Náutico, o zagueiro Montoya ex-Guarani, o volante Doda ex-Botafogo-PB, o meia Diego Palhinha ex-Horizonte e o atacante Leandro Kivel ex-Confiança.

Foto: Filippe Araújo.

 

Coruripe:

Diferente de anos anteriores, o Hulk do Agreste, vêm comedido em suas contratações, deve somente ser um mero expectador na competição, o grande nome é o atacante Fábio Lopes, com passagens por Icasa, Sampaio Corrêa e Cruzeiro.

 

CRB:

O maior campeão do estadual e sempre favorito a conquista, o Clube de Regatas Brasil, teve um ano de 2016, interessante, para este ano, perdeu importantes peças (Matheus Galdezani, Gerson Magrão e Zé Carlos), porém conseguiu repor com qualidade. O técnico é Leonardo Condé ex-Sampaio Corrêa.

Os principais nomes: O goleiro Juliano ex-Guarani, o zagueiro Gabriel ex-Botafogo-SP, o lateral-direito Edson Ratinho ex-Paysandu, o volante Adriano ex-Goiás, o meia Sérgio Mota ex-Luverdense e o atacante Neto Baiano (foto) ex-Sport.

Foto: Thiago Davino.

 

CSA:

O Centro Sportivo Alagoano, conseguiu o acesso para a Série C do Brasileiro, com isso retoma a briga pelo título do estadual. Não é o favorito, porém tem boas possibilidades de voltar a ser campeão. O técnico é Oliveira Canindé ex-Campinense.

Os principais jogadores: O zagueiro Douglas Marques ex-Ceará, o lateral-esquerdo Panda ex-Santa Cruz, o volante Serginho ex-Botafogo, o meia Didira (foto) ex-ASA e o atacante Thiago Potiguar ex-América-RN.

Foto: Paulo Victor Malta/GloboEsporte.

 

Miguelense:

O experiente volante Jonílson, de 38 anos com passagens por Vasco e Atlético Mineiro tem a responsabilidade de levar o novato time ao destaque a nível estadual.

 

Murici:

O time alviverde sempre teve seus destaques, agora conta com o zagueiro Edson Veneno, que atuou no ASA no ano anterior.

 

CEO, CSE, Santa Rita e Sete de Setembro:

Não apresenta informações.

 

 

Campeonato Baiano:

 

O estadual da Bahia possuí onze equipes (somente o Atlântico subiu de divisão), na primeira fase, somente os quatro primeiros colocados passam diretamente para semifinal, onde é tudo decidido em jogos mata-mata. O início será 29 de janeiro.

 

Atlântico:

O novato clube tem como destaque o volante Miro Bahia, com passagem pelo Santa Cruz.

 

Bahia:

O Esporte Clube Bahia é um dos favoritos a conquista do título estadual, a equipe tricolor manteve a base do acesso da Série A. Além de contratar bons reforços em todas as posições. O técnico é Guto Ferreira ex-Chapecoense.

Os principais destaques: O goleiro da base Jean, o zagueiro Jackson ex-Palmeiras, o lateral-esquerdo colombiano Pablo Armero ex-Udinese (Itália), o volante Juninho ex-Macaé, o meia Renato Cajá ex-Ponte Preta e o atacante Hernane (foto) ex-Flamengo.

Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia.

 

Bahia de Feira:

O time de Feira de Santana conhecido como um time que investe forte no interior baiano, vêm comedido esse ano, o destaque é o meia Bruninho, ex-Ceará e Cruzeiro.

 

Flamengo de Guanambi:

O rubro-negro do interior, contratou o meia Júnior Xuxa, de 32 anos ex-Icasa e River (Piauí).

 

Fluminense de Feira:

O Touro do Sertão está forte nesta competição, é o mais forte dentre os times do interior baiano. Os destaques são: O goleiro Jair ex-Bahia, o volante Janeudo ex-Alto Santo, o meia Jorge Wagner (foto) ex-Vitória e o atacante João Neto ex-Ipatinga.

Foto: Vitor Silva/SS Press.

 

Juazeirense:

O time de Juazeiro, sempre tem tradição em competições estaduais e deve manter a escrita, ao se reforçar com o lateral-esquerdo Ávine ex-Bahia e o meia Danilo Rios ex-Remo.

 

Vitória:

O rubro-negro da barra entra forte na disputa do título, o investimento é positivo, ao aproveitar as facilidades no mercado. A manutenção da Série A e de Argel Fucks foram importantes.

Os principais nomes: O goleiro Fernando Miguel ex-Figueirense, o zagueiro Alan Costa e o lateral-esquerdo Geferson, ambos ex-Inter, o volante Uillian Correia ex-Santa Cruz, o meia Jesus Datolo ex-Atlético Mineiro e o atacante Kieza ex-Fluminense.

Foto: Bruno Cantini/ Atlético-MG.

 

Vitória de Conquista:

O Bode quase foi rebaixado ano passado e por isso buscou se reforçar, para fazer um melhor ano, os nomes principais são o meia Kléber ex-São Caetano e o atacante Rayllan ex-Sampaio Corrêa.

 

Galícia, Jacobina e Jacuipense:

Sem informações.

 

 

Campeonato Paraibano:

 

Foi um dos campeonatos que já começaram, a primeira rodada aconteceu no dia 7 de janeiro, os 10 clubes disputam a primeira fase e os quatro primeiros disputam a semifinal em partidas eliminatórias.

 

Atlético Cajazeiras:

O time tem como destaques o lateral-esquerdo Iran ex-Corinthians e o volante Charles Vagner ex-Náutico.

 

Auto Esporte:

A equipe buscou na experiência, algo para tentar desbancar os grandes do estado, é o candidato a azarão do campeonato, tendo os destaques: O goleiro naturalizado equato-guineense Danilo ex-Alecrim, o zagueiro Fábio Bilica ex-Grêmio e o meia Gil Bala ex-Campinense.

 

Botafogo:

O Belo entra como favorito na competição, o fator Série C, ajuda na manutenção da equipe e contratação de bons atletas. O nome do técnico é Itamar Schurrle ex-Novo Hamburgo.

Os principais destaques: O goleiro Michel Alves ex-Vasco, o zagueiro Plínio ex-CRB, o lateral-esquerdo Bruno Maia ex-Boa Esporte, o volante Robston ex-Vila Nova, o meia Raphael Luz (foto) ex-Paysandu e o atacante Rafael Oliveira ex-Botafogo.

Foto: Fernando Torres/Assessoria do Paysandu.

 

Campinense:

A Raposa fez um bom primeiro semestre de 2016, o investimento foi menor do que no ano passado.

Os principais atletas: O goleiro Gledson ex-Portuguesa, o lateral-direito Alex Travessos ex-Santo André, o zagueiro Paulo Paraíba ex-Bahia, o volante Fernando Pires ex-Náutico, o meia Carlos Magno ex-Boa Esporte e o atacante Casagrande ex-Sampaio Corrêa. O técnico é Paulo Foiani ex-ASA.

Foto: Divulgação/Campinense.

 

Internacional:

A equipe de Santa Rita, tem os destaques: O goleiro Adson ex-América-RN e o atacante Jó Boy ex-Treze.

 

Paraíba:

O clube mesmo com menor investimento, quer desbancar as principais equipes do estado, os principais nomes são: O lateral-direito camaronês Arnold ex-Ceará, o meia Márcio Tarrafas ex-Icasa e o atacante Vavá ex-Caxias.

 

Serrano:

A equipe que voltou a ativa após a venda do clube, está na primeira divisão e quer se manter entre os melhores, para isso tem como destaques: O goleiro Rafael Copetti ex-Vasco da Gama e o atacante Fernando Gaúcho ex-Guarany de Sobral.

 

Treze:

O Treze mesmo sem divisão, quer vencer o campeonato e para isso investiu alto.

Os destaques são: O goleiro Bruno ex-Coritiba, o zagueiro Leo Kanu ex-Náutico, o lateral-esquerdo Murilo Ceará ex-Icasa, o meia Marcelinho Paraíba (foto) ex-Sport e o atacante Otacílio Neto ex-Corinthians. O técnico Leocir Pedro Dall’Astra ex-Ypiranga de Erechim.

Foto: Divulgação/Ypiranga FC.

 

Campeonato Piauiense:

 

É o campeonato estadual que apresenta oito times ao total, serão duas fases com os quatro primeiros passando para semifinal e se enfrentando em jogos eliminatórios. O início será em 02 de fevereiro.

 

Altos:

O clube quer mostrar a força do interior piauiense, para isso investiu forte novamente. Os principais jogadores são: O zagueiro Diego Bispo ex-Náutico, o lateral-direito Marcos Pimentel ex-Ceará, o meia Felipe Macena ex-América-RN e o atacante Uillian ex-Fortaleza. O técnico é Francisco Diá ex-Icasa.

 

Flamengo:

A equipe mesmo tradicional no cenário estadual, apresenta pouca qualidade, em termos de atletas, tendo como destaques: O goleiro Naylson ex-FAST e o atacante Eduardo ex-Fortaleza.

 

Parnahyba:

Tem no elenco o lateral-direito Tiago Granja ex-Guarany de Sobral e o volante Marcos Paulo ex-Avaí.

 

River:

Apesar do investimento menor neste ano, a equipe segue como favorita ao título estadual.

Os destaques são: O volante Osmar ex-Vila Nova, o meia Junior Paraíba ex-Confiança e o atacante Rodrigo Tiuí (foto) ex-Fluminense. O técnico é Waldemar Lemos ex-Remo.

Foto: Divulgação/Sporting.

 

Comercial, Piauí, Picos e 4 de Julho:

Não apresenta informações.

 

 

Campeonato Potiguar:

 

O estadual de RN, apresenta um compilado entre todas competições. É um campeonato muito rápido e simples. São oito equipes que disputam duas fases, os dois primeiros passam para a final da fase. O início será nesta semana, dia 14 de janeiro.

ABC:

O maior campeão do campeonato, é o favorito para assegurar mais um título em sua coleção.

Dentre os destaques tem: O goleiro Edson ex-Vila Nova, o lateral-esquerdo Romano ex-Boa Esporte, o zagueiro Léo Fortunato ex-Cruzeiro, o volante Felipe Guedes ex-Grêmio, o meia paraguaio Eduardo Echeverria (foto) e o atacante Caio Mancha ex-Palmeiras. O técnico é Geninho ex-Ceará.

Foto: Frankie Marcone/ABC.

 

América:

Apesar do rebaixamento para a Série D, o time quer voltar aos tempos gloriosos e para isso tem que superar seu rival, por isso investiu bem.

Entre os nomes principais estão: O goleiro Fred ex-Santa Cruz, o zagueiro Paulão ex-Avaí, o lateral-direito Osmar ex-Icasa, o volante Michel Benhami ex-Caldense, o meia Jussimar ex-Campinense e o atacante Daniel Moraes ex-Náutico.

Foto: Rafael Martins/Esp.DP/D.A.Press.

Alecrim:

O clube alviverde investiu em dois nomes da mesma idade e de posições diferentes, para levantar sua equipe. O atacante naturalizado equato-guineense André Neles, de 39 anos ex-Icasa e o técnico Athirson, com passagens pelo Flamengo-PI.

 

Assu:

A modesta equipe do Camaleão, tem como principal atleta, o lateral-direito Gilberto Matuto ex-Chapecoense.

 

Baraúnas:

O time que eliminou o Vasco da Gama em uma edição da Copa do Brasil, tem como sua referência, o goleiro Eliardo ex-Guarany de Sobral.

 

Globo:

A Águia de Ceará-Mirim vêm crescendo durante os anos no cenário estadual, possuindo agora no elenco, o meia Bismarck ex-Fortaleza.

 

Potiguar:

O time norte-rio grandense quer ser a equipe que tenta destronar os principais clubes do estado, para isso contratou o goleiro Rafael Dida ex-Brasil de Pelotas e o atacante Cleiton ex-Ferroviário.

 

Santa Cruz:

Não apresenta informações.

Deixe seu comentário:

Jean Lucas

Criador do site Mercado do Futebol, jornalista em busca de aprimorar-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.