Estaduais – Nordeste (AL, BA, PB, PI e RN)

A partir de hoje (23/12) começaremos uma análise sobre os estaduais e a Liga Sul-Minas-Rio 2016, primeiramente falaremos sobre os campeonatos de Alagoas, Bahia, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte.

 

Atualização: 17/01

 

Campeonato Alagoano:

O campeonato é dividido em duas fases: 1ª fase (Copa Alagoas) e 2ª fase (Copa Maceió), a 1ª fase é disputada pelos 10 clubes, os três melhores de cada grupo se enfrentam na segunda fase em uma hexagonal e os quatros melhores dos da fase se enfrentam na semifinal se desenrolando até o campeão da competição.

 

ASA:

Os principais jogadores do Fantasma são: o goleiro Dionatan ex-Ceará e Icasa, o lateral-esquerdo Rafael Testoni ex-ABC e o zagueiro Ramon ex-Macaé, o meia Eninho ex-Ceará e Jeonbuk Motors e o atacante Danilo Galvão ex-Águia de Marabá e Botafogo/PB.

Destaque: O meia Raul Victor, de 34 anos ex-Ceará, Goiás e Santa Cruz.

Raul-Santa-Cruz-jresportesjpg

Coruripe:

Os principais jogadores do Hulk são: o zagueiro Fernando Belém ex-Salgueiro, o meia Geovani ex-Ceará e ABC e o atacante Junior Chicão ex-Sampaio Corrêa. O técnico é Leandro Campos ex-ASA e Ceará.

Destaque: O goleiro Gott, de 24 anos (O maior goleiro do Brasil com 2,04 m) ex-Icasa e Sampaio Corrêa.

image2

CRB:

O CRB é o favorito ao título do estadual, montou um bom elenco com vários atletas conhecidos do futebol brasileiro.

Os principais jogadores do Clube de Regatas Brasil são: o goleiro experiente Julio César ex-Santo André, o lateral-direito Marcos ex-Ceará, o zagueiro Diego Jussani ex-ABC e Joinville, o volante Rivaldo ex-Palmeiras e Avaí, o meia Luiz Fernando ex-Figueirense e o atacante Neto Baiano ex-Criciúma, Goiás e Sport.

Destaque: O atacante Lúcio Maranhão, de 27 anos ex-ASA, Vitória, Figueirense e Fortaleza.

16311734

CSA:

Apesar de não possuir divisão, o Centro Sportivo Alagoano possui uma das melhores equipes do campeonato com vários destaques em nível nacional e regional, é o favorito a vaga na Série D e por isso o investimento foi tão maciço.

Principais jogadores: O goleiro Rafael ex-Fluminense, o lateral-esquerdo Panda ex-Santa Cruz e Icasa, o volante Marcinho Guerreiro ex-Palmeiras e Real Múrcia, o meia Bismarck ex-Fortaleza e Santa Cruz e o atacante Rafael Oliveira ex-Paysandu e Botafogo/PB.

Destaque: O meia Didira, de 27 anos (Ídolo do ASA e com passagem pelo Atlético Mineiro).

aW1hZ2Vucy8xNDExOTM3OTY2ZGlkaXJhLmpwZw

CSE:

Os destaques da equipe são: O zagueiro Sílvio ex-ASA e o volante Luciano Totó ex-Figueirense e Atlético/GO.

Ipanema:

O destaque do time é: O meia-atacante Tiago Neiva, de 28 anos ex-Bahia e Bangu.

Murici:

Os destaques da equipe são: o volante Vágner Rosa ex-Náutico e Ceará, o meia Kattê ex-Ceará e os atacantes Fábio Santos (foto) ex-Ponte Preta e Oeste e Alexsandro ex-ASA.

fabiosantos

Santa Rita:

Os principais jogadores do elenco são: O goleiro Borges ex-Palmeiras B e Guarani, o meia Almir Sergipe ex-Náutico e o atacante Fábio Lopes (foto) ex-Sampaio Corrêa, Icasa e Cruzeiro.

fabiolopes

Penedense e Sete de Setembro:

Sem informações.

 

Campeonato Baiano:

O campeonato é dividido da seguinte forma, a primeira fase tem 12 clubes, os melhores avançam para as quartas-de-final, depois disso, confrontos mata-mata até o conhecimento do campeão estadual.

 

Bahia:

O clube tricolor trouxe o técnico Doriva ex-São Paulo e Ponte Preta, entre os seus comandados foram contratados os atacantes Hernane (foto) ex-Flamengo e Sport e Edigar Junio ex-Atlético/PR e Joinville, o meia-atacante Luisinho ex-Santa Cruz, os volantes Paulo Roberto ex-Figueirense e Danilo Pires ex-Atlético/MG, voltou do empréstimo o goleiro Marcelo Lomba e manteve a base (Maxi, Cicinho, Gustavo e Feijão).

CW6ZPJvWcAAvb5K

Bahia de Feira:

Os principais jogadores do Tremendão são: Os zagueiros Menezes (foto) ex-Fortaleza e Santa Cruz e Allyson ex-Juventude e Santa Cruz e o meia Bruninho ex-Ceará e Cruzeiro. O clube de Feira de Santana havia anunciado a contratação do lateral Alex Cazumba ex-São Paulo, contudo o América de Natal atravessou a negociação e acertou com o atleta para 2016.

menezes-2014

 

Feirense:

O atacante João Neto ex-Bahia e Sampaio Corrêa é o destaque da equipe do Feirense.

Flamengo de Guanambi:

O novato investiu e contratou o lateral-direito Eduardo Telles ex-Resende e Sport, o volante Lismar ex-Náutico e Confiança e o atacante Cristiano Alagoano (foto) ex-América/RN.

cris

Fluminense de Feira:

Os destaques são: O goleiro Jair ex-Joinville e Bahia e o meia Fausto ex-Bahia e ABC.

Juazeirense:

O destaque do elenco é o atacante Richard Falcão, de 28 anos ex-Ponte Preta.

treino_02-09-14_2_richard_falcao_1

Vitória:

No Esporte Clube Vitória, sobre as negociações, houve renovação com Vágner Mancini, Diego Renan (foto), Guilherme Mattis, Amaral e Fernando Miguel, Rhayner deixou a equipe para a Ponte Preta, Escudero foi para o Puebla do México e Pedro Ken e Gatito Fernandez (foi para o Figueirense) não renovaram, o clube contratou o meia Tiago Real ex-Palmeiras e Náutico, o lateral-direito Maicon Silva ex-Criciúma, o volante Willian Farias ex-Coritiba e Cruzeiro e o atacante Alípio ex-Luverdense e a volta do meia Arthur Maia.

29-04-2015-12-04-04-diego-renan-e-contratado-e-apresentado-no-vitoria

 

Vitória da Conquista:

Dentre os times do interior tem a melhor equipe, destaques para o zagueiro Leandro Cardoso ex-Santa Cruz e ABC, o volante Rafael Granja ex-Guarany de Sobral, o meia Kléber (foto) ex-São Caetano e São Bernardo e os atacantes André Cassaco (com muitas passagem pelo Horizonte, do Ceará) e Tatu ex-Fortaleza e São Caetano.

kleber treino peq(1)

Colo Colo, Galícia, Jacobina e Jacuipense:

Sem informações.

 

Campeonato Paraibano:

O estadual da Paraíba é segmentado na primeira fase, onde os 10 clubes disputam 4 vagas para a semifinal, os classificados disputam o título em um quadrangular final, quem tiver mais pontos é o campeão.

 

Atlético/PB:

Os destaques do Atlético são: O goleiro Paulo Musse ex-ABC, Juventude e Icasa, o atacante Cristiano Tiririca ex-Remo, Náutico e Criciúma (com passagens pelo futebol peruano e sul-africano).

Cristiano Tiririca

Auto Esporte:

Os principais jogadores do Macaco Autino são: Os atacantes Ricardinho, de 31 anos ex-Botafogo, Palmeiras e Santa Cruz e o experiente André Neles (foto) ex-Palmeiras, Ceará e Atlético Mineiro (tem passagem pela seleção da Guiné-Equatorial).

AndreBaladaPauloAugusto

Botafogo-PB:

O Belo tem em mãos o melhor elenco da competição com alguns atletas conhecidos de grandes clubes brasileiros e jogador de muita importância em times de menor expressão, a disputa da Copa do Nordeste e da Série C alavanca a equipe em termos financeiros.

Os principais jogadores do Bota são: O goleiro Michel Alves ex-Ceará e Vasco, o zagueiro Plínio ex-CRB e Sampaio Corrêa, os volantes Gedeil (Ídolo do Macaé, passou 7 anos na equipe) e Val ex-América/RN e Flamengo, o meia Aílton ex-Atlético/GO, Ceará e Sport e o atacante Muller Fernandes ex-Ceará e Santo André.

Destaque: O veterano atacante Warley, de 37 anos ex-Palmeiras e Udinese.

Treino-Botafogo_Dez2015_RafaelPassos-38

Campinense:

Os destaques da Raposa são: O goleiro Glédson ex-Portuguesa e Náutico, os meias Roger Gaucho ex-Ceará e Oeste e Gil Bala ex-Fluminense e Mogi Mirim e o atacante Adalgisio Pitbull ex-Icasa e Guarani.

Destaque: O meia Chapinha, de 32 anos ex-Icasa, América/RN e Boa Esporte.

chapinha_ae_luismoura

Paraíba:

Os destaques do Paraíba são: O goleiro Genivaldo ex-Ceará, o lateral-direito Gilberto Matuto ex-Icasa e Santa Cruz, o volante Kássio ex-Figueirense e Sport e o atacante Danúbio ex-Ferroviário e Horizonte.

Destaque: O atacante França, de 29 anos ex-Ceará e Salgueiro.

França

Sousa:

Os destaques do conjunto do Dinossauro é o meia Márcio Tarrafas, de 30 anos ex-Icasa, Náutico e Bahia (com passagem pelo Boa Vista de Portugal, essa é a terceira passagem dele pelo clube) e o atacante Dico ex-Fortaleza e Icasa.

30out_icasa

Treze:

Os principais jogadores do elenco são: O goleiro Rafael Dida ex-Brasil de Pelotas e Guarani, o zagueiro Luciano Amaral ex-ABC e Coritiba, o volante Elanardo ex-Paysandu e Icasa, os meias André Mensalão ex-Londrina e Júnior Xuxa ex-Icasa e Ríver/PI e o atacante Lúcio Cúrio ex-América/RN e Botafogo/PB.

Destaque: O atacante Thiago Furlan, de 30 anos ex-XV de Piracicaba e Icasa.

Thiago-Furlan_Reprodução-TVCA

CSP, Esporte de Patos e Santa Cruz:

Sem informações.

 

Campeonato Piauiense:

O estadual é compreendido em duas fases, a primeira fase é a Taça Estado do Piauí e a segunda fase é a Taça Cidade de Teresina, ambos tem fases de grupos e os quatros melhores disputam semifinal e final, caso haja um vencedor diferente em cada turno, os dois se enfrentarão na decisão final.

 

Flamengo-PI:

O destaque vai para a primeira experiência no comando técnico de um clube para o ex-lateral Athirson (de passagem por Flamengo e Portuguesa). O clube tinha acertado com o zagueiro Léo Fortunato ex-Cruzeiro, entretanto o Tupi atravessou a negociação e levou o jogador.

Destaque: O atacante Marcelo Macedo, de 32 anos ex-Flamengo, Fluminense e Figueirense.

tcalil_13020953993_7e135bfa68_b

River-PI:

O acesso a Série C deixou a equipe com uma visibilidade maior e por isso está procurando qualificar seu elenco, principalmente pelo motivo de ter perdido bons valores do elenco 2015, os principais jogadores são: o goleiro Dalton ex-Figueirense, o zagueiro Paulo Paraíba ex-Bahia e o volante Rogério ex-Fortaleza.

Destaque: O meia André Beleza, de 30 anos ex-Ceará, Santos e Sampaio Corrêa (Possui passagem pelo Colônia, da Alemanha).

andre_beleza

Altos, Caiçara, Cori-Sabbá, Parnahyba, Piauí e Picos:

Sem informações.

 

Campeonato Potiguar:

A fórmula de disputa é a seguinte, no primeiro turno (Copa Cidade de Natal), os 10 clubes se enfrentam e os dois últimos colocados fazem o mata-mata do rebaixamento, no segundo turno (Copa Rio Grande do Norte) também decidi o outro campeão que vai disputar a final do estadual, os dois campeões disputam o título.

 

Créditos: Tivemos colaboração da página Futebol Potiguar (@FuteboldoRN_)

 

ABC:

O clube passou por uma reformulação no quadro geral da diretoria e no elenco, manteve o volante Márcio Passos, contratou o técnico Narciso ex-base de Palmeiras, Santos e Corinthians, em termos de atletas tem a disposição: O goleiro Rafael Copetti ex-Vasco e Bragantino, o zagueiro Gustavo Bastos ex-Vila Nova e Cuiabá, o lateral-direito Max ex-Vasco e Macaé, o volante Bida ex-Atlético/GO e Vitória e o atacante Jones Carioca ex-Náutico e Bahia e Bruno Furlan ex-Joinville e Atlético/PR.

Destaque: O meia Lúcio Flávio, de 36 anos ex-Botafogo, Santos e Coritiba.

fa093e9f-d2a5-45aa-aee7-181416979f8d_LucioFlavioParana2x0Joinville23062012GeraldoBubniakAgenciaEstado

 

América/RN:

O América possui jogadores de bom nível técnico e vai disputar o título estadual com o seu rival, destaques são: O goleiro Pantera ex-Campinense, o zagueiro Flávio Boaventura ex-Atlético/PR e Paraná, o lateral-esquerdo Alex Cazumba ex-São Paulo e Botafogo/PB, o volante Júlio Terceiro ex-Luverdense, os meias Tiago Dutra ex-Criciúma e Ramón ex-Flamengo e CSKA e o atacante Adriano Pardal ex-Ceará e Caxias.

Destaque: O meia Cascata, de 33 anos ex-Náutico e Sampaio Corrêa (é a terceira passagem dele pelo clube).

e42d9bf56585bf8934df0e6662317748

Baraúnas:

O destaque do time é o atacante Fabinho Cambalhota ex-Treze e Boa Esporte.

fabinho1

Globo:

Os destaques da equipe são os meias Renatinho Potiguar (foto) ex-ABC e América/RN e Marcel ex-Ceará e Kalmar, da Suécia.

gol_renatinho

Alecrim, Assu, Palmeira e Potiguar:

Sem informações, a posteriori iremos atualizar estes clubes.

Corintians e Santa Cruz:

Desistiram da competição por falta de recursos.

Deixe seu comentário:

Jean Lucas

Criador do site Mercado do Futebol, jornalista em busca de aprimorar-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.