City conquista vitória em casa e dá grande passe para classificação na Uefa Champions League.
- Updated: 16 de maio de 2017
Em jogo adiado pela trigésima quarta rodada da Premier League, a equipe de Pep Guardiola enfrentou o West Bromwich de Tony Pullis no Etihad Stadium. Fora da briga pelo rebaixamento, e sem nenhuma pretensão no campeonato, o West Bromwich foi à Manchester sem responsabilidade alguma, fato que se opõe ao Manchester City, pois essa partida tinha vital importância na classificação, o time luta fortemente por uma vaga na Liga dos Campeões, contra Liverpool e Arsenal, os outros dois postulantes à vaga.
Na partida, o que já era de se esperar, se concretizou, o West Bromwich permitia que o City tivesse a bola, apenas se defendia, jogando com praticamente todo time recuado no campo de defesa, consequentemente isso fez com que o City tivesse 70% da posse de bola, portanto, a equipe de Tony Pulis deixava o jogo se encaminhar ao seu estilo, mas a equipe não conseguiu segurar os Citizens por muito tempo e aos 27 e logo depois aos 29 minutos, o time de Manchester já abria 2×0 no placar. No primeiro gol, o meia Kevin De Bruyne cruzou para Gabriel Jesus ir às redes pela sexta vez na competição, o brasileiro tem um início surreal, completou seu nono jogo nessa partida e marcou o seu sexto gol. Os números de Kevin De Bruyne também são ótimos, o belga vive um grande momento na carreira e vem fazendo uma belíssima temporada, o meia deu a sua décima sexta assistência na Premier League, liderando esse quesito de maneira isolada. Já no segundo gol, trocaram-se os papéis e foi a vez do brasileiro servir o belga que finalizou de fora da área para decretar o segundo gol do City. Foi um bom primeiro tempo, a equipe teve bastante volume, criou as oportunidades e conclui em gol, garantindo uma vantagem segura para a segunda etapa. Na segunda parte do jogo, o time não perdeu ímpeto e logo aos 12 minutos, Yaya Toure marcou o terceiro gol em tabela com Kun Aguero. A equipe teve outras boas chances de gol, mas parou no bom goleiro Forster que evitou o pior. Já no final da partida, o West Bromwich descontou com Robson-Kanu, que fechou o placar em 3×1.
O time de Manchester foi à campo com uma escalação bem ofensiva, com apenas um volante de ofício (Yaya Toure) no meio-campo e os meias David Silva, De Bruyne, Sané dando o suporte para Kun Aguero e Gabriel Jesus. A formação foi ousada e deu certo, até mesmo pela postura do adversário que só propôs a se defender e pagou caro diante do forte poder de fogo da equipe nessa partida.
A vitória foi importantíssima para a equipe na competição em relação a briga para UCL. Pois proporcionou que na próxima partida, um simples empate contra o Watford fora de casa já basta para a equipe conseguir a vaga. A atual situação do time na Premier League está desenhada da seguinte forma: Uma vitória simples na última rodada garante uma vaga direta na UCL, se a equipe empatar pode correr o risco de ser ultrapassado pelo Liverpool e ir para os playoffs, a equipe de Jurgenn Kloop é dona da quarta colocação com 73 pontos contra o City que possui 75. Portanto, essa briga pela vaga ainda promete fortes emoções na última rodada.
Essa partida foi diferente para o camisa 5 do Manchester City, pois marcou sua despedida no Etihad Stadium após 7 anos e 333 jogos pelo clube. A decisão partiu do jogador para não renovar o contrato que termina no final deste ano. O lateral marcou 12 gols pela equipe, e foi 2 vezes campeão da Premier League, um desses títulos de maneira emblemática, tirando o time da fila de 44 anos sem nenhum título, e o gol do título saiu nos minutos finais, marcando aquele momento como um dos mais gloriosos e emocionantes da história do clube. Conquistou também duas Copas da Liga Inglesa e uma Copa da Inglaterra. Foi uma passagem vencedora e marcante do lateral pela equipe inglesa, ele simboliza esse período de crescimento avassalador do City, de um time mediano em termos de tamanho para potência na Inglaterra. Os torcedores ovacionaram o seu ídolo após o término da partida, e os jogadores o jogaram para o alto, celebrando bastante esse momento. Foi uma homenagem merecido ao argentino, que jamais terá seu nome esquecido na história do clube.
Na última rodada da Premier League todos os jogos serão no domingo às 11 horas. O City enfrenta o Waford fora de casa na luta pela vaga na UCL. E o West Bromwich enfrenta o Swansea também fora de casa, as duas equipes vão jogar para cumprir tabela pois já estão salvas do rebaixamento e não possuem mais nenhum objetivo na competição.