Mercado do Futebol

“Dez é a camisa dele, quem é que vai no lugar dele?”

Foto: Marcelo Ferrelli/Gazeta Press Marcelo Ferrelli / Gazeta Press

Com uma paródia da música “Camisa 10” de Luiz Américo, apresento o assunto que será tratado neste texto. A letra desta famosa canção pode ser muito bem utilizada para ilustrar o atual momento do Figueirense:

 

“Desculpe seu Eutrópio, mexe nesse time que está muito fraco.

Levaram uma flecha e esqueceram o arco..”

Seriam os torcedores alertando o novo técnico sobre a situação do time. No jogo contra a chapecoense, levou o que tinha de melhor no elenco, entretanto, esqueceu de que pra ganhar o jogo é necessário a criação de jogadas e chutar a gol.

“Botaram muito fogo, e assopraram o furacão, que não saiu do chão”

O presidente do Figueirense apontava o time do Estreito como o favorito ao título do Campeonato Catarinense, questionando as declarações de alguns membros da imprensa local que apontavam o time de Chapecó como tal.

E o furacão do estreito até agora realmente não saiu do chão e continua parte de baixo da tabela.

“Cuidado seu Eutrópio, o menino do parque está muito nervoso”

A torcida está impaciente e demonstrou seu descontentamento no jogo passado contra o Camboriú.

“E esse meio campo fica perigoso, parece que desliza nesse vai não vai, quando não cai.”

Dispensa comentários sobre o meio-campo alvinegro, sendo disparado o pior setor do time esse ano.

“Dez é a camisa dele, Quem é que vai no lugar dele?”

E é esse o ponto que eu gostaria de chegar..  O camisa 10!

 

Sendo considerada por muitos a função mais importante em um time de futebol, o camisa 10, ou também chamado de meia-armador, tem o papel de facilitar a transição do time, criando assim, um elo entre os jogadores de defesa e os de ataque. E o torcedor alvinegro está com uma saudade enorme de um bom camisa 10. Faz muitos anos que o time não possui um jogador nessa posição (que tenha o respeito do elenco), e nos faz lembrar de como eram bons os tempos quando o alvinegro tinha uma referência neste setor, como é caso de: Cleiton Xavier (Atualmente no Palmeiras), Rony (Ex-Criciúma), Edmundo (Animal), Marquinho(Ex-Fluminense, Roma e Udinese) e o eterno Ídolo alvinegro, Fernandes (FernanDEZ ou FernanDeus), entre outros..

 

Muitos podem estar agora se questionando…  Mas e o Carlos Alberto?

Não vi ele apresentar bom futebol quando jogou nessa função ano passado. Creio que ele pode e deve ser aproveitado como um atacante de área, um camisa 9, função que ele já desempenhou muito bem em diversos times pelos quais jogou. Entretanto, exercendo a função de camisa 10 ele não correspondeu à altura no ano de 2015.

 

O Figueirense foi ao mercado para tentar arrumar o setor de meio campo e solucionar a falta de um meia-armador. Dodô e Bady, recém contratados, ex-jogadores dos Atléticos Mineiro e Paranaense, respectivamente, são duas opções que o técnico Vinicius Eutrópio em breve terá à disposição para a posição. Além destes, o Colombiano Ortega é outro aspirante a ser o dono da camisa dez, entretanto, se lesionou durante os treinamentos e ficará no departamento médico por volta de duas semanas ainda.

 

Independentemente da escolha do técnico, esperamos que o jogador que exercer tal função dê conta do recado. Pois se a camisa número 1 do Figueirense pesa, devido aos grandes Goleiros que já a vestiram, como é o caso de Wilson, Volpi e Muralha, a camisa 10 teve também ótimos representantes e deve ser honrada.

 

Na foto, vemos DOIS, sim meus amigos, DOIS camisas 10 do Figueirense. Eu chegaria a dizer que são talvez os dois melhores meias-armadores da história do clube. Fernandes e Edmundo jogando juntos! Ah, Que tempo bom..

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: