- CLÁSSICO DOS MILHÕES RECHEADO DE TABUS, DE UM LADO UM NO CÉU E OUTRO NO INFERNO
- A Culpa é de quem?
- “Vergonha sente quem mata ou rouba. Eu sinto tristeza!”
- Goleiro Fábio recebe título de cidadão mineiro
- Um bocado comido é um bocado esquecido
- Ceará anuncia pacotão de reforços e demite o técnico Lisca.
Curitiba Rubro-Negra
- Updated: 29 de março de 2016
O Furacão, por meio do site oficial, parabeniza Curitiba pelos 323 anos de fundação. O Atlético Paranaense tem orgulho de ser protagonista e levar o nome da cidade a todos os continentes.
Parabéns, Curitiba! Muitos outros capítulos de sua história serão escritos novamente junto com o Furacão!
A influência do Furacão em Curitiba teve início em 1912. Da Praça Osório, Praça Carlos Gomes e das imediações do Colégio Estadual do Paraná, foi fundado o Internacional Foot Ball Clube. Naquela época, a capital tinha cerca de 70 mil habitantes. Bem longe dos mais de 1,8 milhão de moradores de hoje.
Doze anos mais tarde, em 1924, o clube voltou a se juntar com o América Foot Ball Clube, fundado por “dissidentes” do Internacional, e formou o Clube Atlético Paranaense.
Desde então, o Rubro-Negro tem levado o nome de Curitiba a todo o mundo. Em 1949, o Rubro-Negro paranaense, atropelou todos os adversários, passando a ser chamado, carinhosa e respeitosamente de Furacão. Em 1959, representou o município e o Estado na Taça Brasil. Já em 1983, na semifinal do Campeonato Brasileiro, todo o país viu a vitória do Furacão sobre o Flamengo, no recorde de público do Couto Pereira, que quase levou o time atleticano à decisão.
No final do século passado e no início dos anos 2000, equipes de todo o continente passaram a viajar até Curitiba com mais frequência por causa do Atlético Paranaense. O Furacão das Américas levou o nome da cidade a quatro Libertadores. Neste período, a capital também assistiu à estrela dourada do Rubro-Negro com o título de Campeão Brasileiro em 2001, sagrando-se o primeiro campeão do século, e ainda à construção da primeira Arena do Brasil.
Nos últimos anos, o papel do Clube na cidade tem se expandido ainda mais. Em 2014, a casa rubro-negra recebeu Seleções e torcedores de oito países na Copa do Mundo. Depois deste grande evento, outros têm chegado à capital, através do único estádio da América do Sul, construído para o futebol, com teto retrátil. Em maio, o UFC desembarcará em Curitiba, no maior evento deste esporte no país e que alcançará bilhões de pessoas.