Mercado do Futebol

A Culpa é de quem?

31

Estamos entrando em Abril de 2016, mas parece que 2015 voltou para o rubro-negro carioca. Com resultados longe dos esperados e alguns verdadeiros vexames o time vem trazendo a mesma desconfiança do ano passado ao torcedor. Com derrotas para Confiança-SE (Copa do Brasil), Volta Redonda (Carioca) e Atlético Paranaense (Primeira Liga), começa a rondar um clima de crise na Gávea, e o MF quer analisar com você, amigo leitor, o que pode estar por trás desse mal momento do time.

TREINADOR

2015-873118692-2015-872753020-201512081936441135_20151208_20151210

Muricy Ramalho chegou ao Flamengo com status de celebridade, com um curriculum campeão o treinador fez um intercâmbio com o Barcelona, e disse ter aprendido muito sobre a metodologia de trabalho do clube catalão. Porém o que tem se visto no campo é um teimosia muito grande e a falta de oportunidade a algumas promessas do time de juniores. A maior prova disso vem com os volantes: mesmo tendo a opção do destaque da Copa São Paulo, Ronaldo, o treinador continua trabalhando com Márcio Araújo, como primeira opção para o volante colombiano Cuellar. Esse casos se repetem com atletas como Wallace, Pará e Gabriel. Afinal, não seria no estadual o momento de testar Léo Duarte, Paquetá, Thiago Ennes ?

ELENCO

Willian Arão e Alex Muralha

O Flamengo vem com um elenco forte, e visto por muitos, entre os 5 mais fortes do Brasil. A equipe que ano passado chegou a brigar por libertadores, recebeu poucos reforços porém pontuais e grande parte deles para o time titular. A maior prova disso é que os destaques de 2016 vieram de outros clubes: Juan, Rodinei, Arão, Cuellar e Mancuello. A lesão do argentino Mancuello  tem sido visto por muitos, como o principal motivo dessa grande queda de rendimento, creio que isso seja improvável, tendo em vista que Ederson tem entrado muito bem nas partidas e já é visto como postulante ao time titular, resta saber no lugar de quem. A única certeza que temos é: Não temos time para passar por esse tipo de vexame.

DEPARTAMENTO DE FUTEBOL

time01

O Flamengo tem evoluído muito na questão de estrutura, principalmente pela reforma e ampliação do CT George Helal (Ninho do urubu). A qualidade do CT foi uma boa surpresa ao elenco que aprovou as mudanças e disse que será muito importante para a temporada. Com equipamentos de primeiro mundo e um gramado de qualidade, devemos ver um grande avanço no futebol profissional e na revelação de novas promessas, tendo em vista que o CT também será utilizado para as equipes de base. O departamento de futebol também acertou na montagem do elenco e agora vem em uma queda de braço com os departamentos de marketing e financeiro, para que a casa do Flamengo no ano seja em Volta Redonda, tendo assim mais tempo para treinamentos, menos desgaste físico e melhore rendimento e resultado, dentro de campo.

EXCESSO DE VIAGENS

20160120232243_263Por ser uma equipe de massa e não poder utilizar os principais estádios da capital, o Flamengo vem vendendo seus jogos para lucrar algum dinheiro nesse inicio de ano. O Flamengo já jogou, com seu mando, em Juiz de Fora – MG, Cariacica – ES, Brasília – DF, São Paulo – SP e Volta Redonda – RJ. Além da pré temporada no Nordeste e jogos como visitante em Aracaju- SE (Copa do Brasil) e Belo Horizonte – MG( Primeira Liga) o time tem sofrido com muitas viagens e pouco treinamento.  A maior mostra disso foi a declaração do volante Márcio Araújo após a eliminação na Semifinal da Primeira Liga, para o Atlético Paranaense: “– O Atlético fez o gol em uma bola chutada de fora da área. Não produzimos o que esperávamos, principalmente com as bolas laterais, que são um ponto forte nosso. Mas fica uma lição. A gente estava reclamando do cansaço, agora teremos uma competição a menos para aproveitar para treinar e descansar”. A declaração foi mal vista pela maioria dos torcedores, que esperam um retorno imediato do time.

Ainda sem saber o motivo, temos um clássico contra o nosso maior rival amanhã. E torcedor que é torcedor sabe, clássico pode dar vida ao time e fazer começar uma boa fase ou explodir uma crise. Mesmo em meio a esse turbilhão, espero que vejamos um time raça, força e vontade de vencer. Que o time faça pelo clube, o que a torcida faz por eles. Acreditar incondicionalmente, lutar até o último minuto  e fazer o que tem de melhor, o resto? O peso do manto resolve.

Por Maikon Gonçalves @mkngoncalves

“Acima de tudo rubro-negro, amor maior não tem igual”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: