De Conto Esportes
Mercado do Futebol

Um raio não costuma cair duas vezes no mesmo lugar

Tentando dar uma amenizada no ambiente Alviverde, muitos argumentam sobre as tais “6 derrotas seguidas” do técnico Cuca, quando assumiu a equipe do Galo aonde, posteriormente, conquistaria a Taça Libertadores da América. Mas os torcedores do Palmeiras (assim como eu) não possuem essa “paciência de Jó” para aguentar mais duas derrotas. Superstições e coincidências podem existir, mas não dá para apostar somente nisso e esperar mais, até porque os dois próximos jogos são pelo Campeonato Paulista, sendo um deles apenas um DÉRBI contra o Corinthians. É ganhar ou ganhar, pois o Palmeiras está mais perto de ser rebaixado no estadual do que de se classificar para a fase seguinte. É hora de trabalhar, de focar, de lutar, de suar sangue se for necessário.
Todavia, o próprio Alexi Stival, supersticioso que só ele, não tem ficado de braços cruzados. Com apenas 4 jogos sobre o comando da equipe, o treinador utilizou 4 escalações diferentes em busca de uma identidade para o time. Vamos às formações:

Nacional x Palmeiras (17/03) – Fernando Prass; Lucas, Edu Dracena, Vitor Hugo e Egídio (Robinho); Gabriel (Lucas Barrios), Arouca, Zé Roberto, Allione (Gabriel Jesus) e Dudu; Alecsandro

Osasco Audax x Palmeiras (20/03) –  Fernando Prass; João Pedro, Edu Dracena, Vitor Hugo e Zé Roberto; Gabriel (Rafael Marques), Arouca, Robinho, Dudu e Gabriel Jesus (Erik); Alecsandro (Lucas Barrios)

Palmeiras x Red Bull Brasil (24/03) – Fernando Prass; Lucas, Edu Dracena, Vitor Hugo e Egídio; Jean, Arouca, Robinho, Erik (Zé Roberto) e Dudu (Allione); Rafael Marques

Água Santa x Palmeiras (27/03) – Fernando Prass; Lucas (João Pedro), Edu Dracena, Roger Carvalho e Egídio; Arouca, Thiago Santos (Régis), Robinho Allione e Erik (Zé Roberto); Rafael Marques

Os jogadores que atuaram todos os jogos (titulares ou não) são Fernando Prass, Edu Dracena, Zé Roberto, Arouca e Robinho. As mudanças mais significativas foram as idas de Gabriel e Alecsandro para banco, dando lugar à Jean e Thiago Santos no meio, e Rafael Marques no comando de ataque, respectivamente. Mesmo não jogando a última partida, Vitor Hugo e Dudu são titulares absolutos com Cuca, mesmo o camisa 7 ainda fora, se recuperando para o clássico.

Dudu segue em recuperação para enfrentar o Corinthians (Créditos: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

Em Atibaia, local onde a Sociedade Esportiva Palmeiras está se concentrando durante a semana, Cuca já esboçou o provável time que enfrenta o Rio Claro nesta quinta-feira (31), e tudo indica que usará a 5ª formação diferente, buscando reagir antes mesmo do Dérbi. A escalação foi a seguinte: Fernando Prass; Jean, Thiago Martins, Vitor Hugo e Egídio; Arouca, Matheus Sales, Robinho, Allione e Gabriel Jesus; Rafael Marques. Portanto, foram promovidas 5 mudanças em relação à equipe que foi goleada pelo Água Santa. Três dessas mudanças são no setor defensivo, permanecendo apenas Prass e Egídio. Jean foi deslocado para o lugar de Lucas, Thiago Martins e Vitor Hugo entraram, respectivamente, nas vagas de Edu Dracena e Roger Carvalho. Recém-chegados da seleção olímpica, Matheus Sales e Gabriel Jesus assumem as vagas de Thiago Santos e Erik.
É importante repetir formações para tentar dar seguimento e entrosamento à um time, porém, o treinador alviverde acerta em modificar e arriscar uma nova formação logo no próximo jogo. Se errar, pelo menos tentou . Segue o trabalho e o preparo para o clássico e para a decisão contra o Rosario Central. Mas se acertar e, consequentemente vencer, os jogadores e comissão técnica terão mais tranquilidade e, com paciência e trabalho, os resultados virão, mesmos com os próximos confrontos sendo decisivos, tanto pelo estadual quanto pela Libertadores.

“Refugiado em Atibaia, elenco alviverde retorna à capital nesta quarta-feira. (Créditos: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

Deixe seu comentário:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.